sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 27/09/2013

Vivendo a Excelência da Vida

Texto Bíblico: Jó 5.6-8: "A aflição não brota da terra; a desgraça não nasce do chão: somos nós mesmos que causamos o sofrimento, tão certo como as faíscas das brasas voam para cima. Jó, se eu fosse você, voltaria para Deus e entregaria o meu problema a ele".

Reflexão: A argumentação de Elifaz parte do principio que a situação de Jó deve ter sido promovida pelas escolhas e atitudes equivocadas que tomou em sua vida. É baseada na teologia da retribuição, onde cada ato e/ou escolha que fazemos, gera uma consequência em nossa vida. Diante disso, nenhuma dificuldade que passamos pode nascer do acaso, ou é fruto de algo completamente sem ligação com os atos de nossa vida. Apesar de acidentes acontecerem, fatos inusitados serem comuns no nosso dia a dia, eles não estão completamente desvinculados de nossa própria vida. Por mais que queiramos acreditar que não somos responsáveis por algumas destas situações, elas estão diretamente relacionadas com ela. Se analisarmos com critério e com bom senso, enxergaremos que as dificuldades e os problemas que passamos, são consequências de atos e escolhas que fazemos, pois escolhemos como vamos viver, muitas vezes negamos à lógica e a verdade e estas escolhas podem trazer consequências desagradáveis no futuro. Da terra não brotam aflições indiscriminadamente, a não ser que as colhamos como frutos advindos das sementes que semeamos. Não há como nascer desgraça do chão, pois ela não se manifesta do nada, ou de coisas sem nenhum significado. Elas são frutos de nossos próprios erros e desencontros devido às escolhas e atitudes equivocadas que plantamos. Mas existe uma grande dificuldade para entender esta argumentação! Nós vivemos num mundo que jaz no maligno e que sofre terrivelmente com as consequências do pecado. Desta maneira, as influências nefastas que o pecado gera sobre este mundo, também afeta a forma como reagimos e agimos nele. Mas Jesus nos chama a atenção para o fato de que Deus faz o sol brilhar para bons e maus e a chuva cai para todos indiscriminadamente. Assim, precisamos compreender
o caminho que Ele traça debaixo dos nossos pés para não nos desviarmos da sua vontade e cairmos na armadilha de acreditar que devemos apenas reproduzir atos e reações como todos. Não somos resultado de uma cadeia de fatos e situações que iniciaram na criação do universo. Fomos criados para refletir a imagem e a semelhança do Pai neste mundo e, por isso, portadores de uma vida nova sob a direção do Santo Espírito do Senhor. Portanto, o melhor conselho para entender esta questão é: voltar-se para teu Deus, pois é de fundamental importância para descobrir o caminho, à vontade e a vida que o Senhor deseja para nós.

Oração: Senhor amado, em tuas mãos entregamos todos os atos e escolhas de nossa vida, para que as consequências deles possam nos trazer bênçãos e bons frutos. Para isso oramos para que possas desvendar os nossos olhos para que sempre enxerguemos seus caminhos. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Rev. Fred Souto

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti