segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vida e Espiritualidade - A Prática da Fé

Faz muito tempo que não escrevo nada aqui no blog. Aliás, para quem escreve todos os dias como eu, deveria ser algo fácil mantê-lo atualizado, mas infelizmente não é. Como ainda não havia decidido qual linha de escrita deveria ser posta neste espaço, esta indecisão trouxe pouca atenção a este espaço.
Porém, resolvi trazer coisas do dia a dia, refletindo segundo a palavra de Deus, tentando contemporanizar as Escrituras.
Como primeira reflexão, gostaria de pensar um pouco sobre a advertência de Jesus em relação a nossa negligência com as coisas eternas, nos preocupando excessivamente com o que não transcende a nossa própria vida. Ele nos chama a estar atentos aos sinais que o mundo revela, pois esses determinam em que deve estar fundamentado a nossa fé.
Em que nos preocupar? Nas coisas que podemos amealhar com nossas próprias mãos, ou naquelas que podem transcender a nossa própria vida?
Mesmo tendo a possibilidade de crescer na vida em todos os sentidos, precisamos compreender que não há como crescermos integramente como pessoas, se não o fizermos em todos os sentidos, sejam eles em qual esfera de nossa vida estejam.
Não cresceremos plenamente, se a nossa vida não tiver unidade de corpo, alma e espírito, pois devemos exercer a nossa vida prática com a mesma integridade de fé, como qual adoramos a Deus.
Espiritualidade sem prática de vida é fé sem obras, morta em todos os sentidos. Da mesma forma que a prática de vida desprovida de integridade de fé será apenas um voluntariado sem o sentido transcendente.
Assim, construir uma carreira profissional, amealhar bens materiais, promover obras sociais e ajudar o próximo, não trará beneficios a nossa vida, se não estiver ligado a um crescimento espiritual que revele a transformação de nosso coração e mente na mesma natureza de Cristo, de forma que sejamos instrumentos de Deus para o mundo em que vivemos.
Em Cristo!

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti