domingo, 12 de outubro de 2008

Meus Filhos, Meus Discípulos!

Nossa geração vive ocupada com muitas coisas, andando de um lado para o outro para ganhar dinheiro e sustentar-se. Nesta alucinada correria, às vezes, esquecemos o que é mais importante para nossas vidas, ou invertemos estes valores. Existem alguns princípios que acabamos esquecendo, principalmente os da criação de filhos, que os pais não podem esquecer. Existe uma orquestração do inferno tentando destruir a família e nós, pais, temos que saber cuidar de nossas casas em especial, de nossos filhos.

Em primeiro lugar, devemos entender que não existe família perfeita, porque não somos e nem nossos filhos são perfeitos. Por isso, o cuidado que os pais devem ter com formação de sua família é de uma importância fundamental para construção do caráter de seus filhos. Guarde sua casa dos predadores da família: quem são os amigos dos seus filhos? Por onde eles andam? O que estão fazendo? Quem são os conselheiros dos seus filhos?

Em segundo lugar, os pais devem ensinar os seus filhos. Esta missão é deles. Ninguém vai ensinar melhor que eles. Porém, sem superproteção, senão criaremos filhos indefesos, despreparados para vida e imaturos, frutos de um amor possessivo. Devemos ensiná-los a viver a desenvolver hábitos sadios. Quer que seu filho seja honesto? Seja você honesto! Quer que seu filho seja um cristão? Ensine os caminhos de Cristo! Seu exemplo o educará!

Em terceiro lugar, os pais devem entender que este trabalho de educador não acaba. Ensinar é demorado e dá trabalho. Quando pensamos que acabamos, logo vem algo que não ensinamos ainda. Por isso não desista do seu filho. A águia solta seu filhote quantas vezes forem necessárias do lugar mais alto até que ele aprenda a voar. Nunca desista dos seus filhos. Mas faça isso sem amargura, não perca o controle, o amor tudo vence. Perdoe sempre seus filhos. Em nome de Jesus perdoe-os; ouça-os; ame-os; restaure-os.

O texto bíblico nos diz: “ensina a criança no caminho que deve andar e ainda quando for velha jamais se desviará dele” (Pv 22.6). Não devemos ensinar o caminho que ela deve andar, mas no caminho que ele deve andar. Ensinar o caminho é apontar a direção e dizer: vá por ali. Ensinar no caminho é dizer venha comigo – vamos juntos. Seja o discipulador de seus filhos. À medida que caminhamos lado a lado, vou ensiná-lo, com meu exemplo, com minha vida – venha, eu vou torná-lo meu Discípulo!

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti