domingo, 31 de janeiro de 2010

Um Chamado Para Mudança e Arrependimento

Se existe algo nas escrituras que eu gosto muito, é a franqueza que seus personagens revelam por ocasião da chamada do Senhor para viver os projetos propostos por Ele. A forma como Jeremias narra o seu chamado é bastante interessante. Primeiro ele revela que o Senhor tinha decidido que ele seria um vaso de honra em sua obra, desde que estava no ventre da sua mãe.
Como tantos outros, Jeremias também alega que não sabia falar, mas o Senhor afirma que onde Ele enviar, a quem enviar e tudo que mandar, ele falará, porque Ele estaria com o profeta. Como prova disso, o Senhor toca em seus lábios e lhes dá a sua palavra e o constitui profeta sobre nações e reinos.
Quando lemos sobre a vida de Jeremias, observamos que ele recebeu uma tarefa árdua, talvez maior do que qualquer outro, pois foi chamado a liderar um povo teimoso e que Deus afirmou, de antemão, que não iria segui-lo. A mensagem de Jeremias era muito dura para os ouvidos do povo, mais de crítica do que de salvação. Era um chamado a mudança e ao arrependimento, a fim de reaver o que haviam perdido: a capacidade de adorar a Deus de verdade.
Talvez esta também seja a nossa tarefa hoje! Estamos enfrentando um tempo onde as pessoas perderam a capacidade de amar de verdade, de ter misericórdia e compaixão pelos perdidos e, principalmente, de buscar a face de Deus.
Como previa o apóstolo Paulo, estão negando a verdade, obedecendo a doutrinas enganosas, seguindo aos falsos mestres que despejam ensinos mentirosos e desprovidos da verdade, promovendo um evangelho que se contradiz com a Palavra do Senhor.
Como Jeremias, precisamos, mesmo que ninguém nos siga, proclamar a verdade, seja oportuna ou não, com autoridade e ousadia, exortando todo tempo no Espírito Santo, de forma que, pela misericórdia de Deus, possam se arrepender de seus maus caminhos e voltar a adorar o Senhor em espírito e em verdade.
Não podemos nos conformar com este mundo, ensina-nos o apóstolo Paulo, precisamos tentar transformar-lo a partir da mudança de nossa mente e do nosso coração, para que como cristãos, provem a ação da boa, perfeita e agradável palavra de Deus em suas vidas.
Jesus nos chama a uma missão transformadora, que requer compromisso, perseverança e fé, pois como Jeremias e tantos outros personagens da história da Igreja do Senhor, a nossa voz pode clamar no deserto, para ossos secos sem vida, para homens e mulheres cauterizados em suas consciências, mas que mesmo assim, precisam ouvir a palavra de Deus. Estamos dispostos a esta tarefa? Que o Senhor nos ajude a cumprir este chamado!

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti