sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 30/08/2013

A Imutabilidade do Senhor

Texto Bíblico: Malaquias 3.6a: "Porque eu, o Senhor, não mudo...".

Reflexão: Imagine uma pessoa imutável, que nunca altera a sua opinião, nem seu humor, ou fica em cima do muro, ou refaz seus pensamentos a cada novo aprendizado. Todos nós, bons ou maus, temos o defeito e/ou direito de mudar a nossa forma de pensar e agir, de acordo com as situações que vivemos. Deus não, Ele é imutável. Não há alteração em seu proceder, Ele não muda nada em Seu ser. Diante desta verdade, temos a certeza de que não seremos surpreendidos por nenhuma ação de Deus, seja ela contra, ou ao nosso favor. Se não há variação no que Ele pensa sobre nós, então todas as suas atitudes, desejos e vontades serão para nos fazer provar do seu imenso amor. O seu plano para nossas vidas não mudou; os seus pensamentos continuam a ser de bem e não de mal. Se Jesus continua a ser hoje, o que foi ontem e o que será eternamente, então todas as suas promessas continuam válidas. O seu imenso amor por nós; a proposta de vida abundante; o desejo para que sejamos livres de nossas prisões, continua a ser algo concreto e real. Não sei o que isto significa para você, mas para mim, traz uma imensa tranquilidade, pois o seu perdão e sua graça continuam a minha disposição hoje, tanto como estava na cruz do calvário. Sua graça continua a ser superabundante em nossa vida, mesmo que nosso pecado seja abundante. Seu amor continua imutável por nós, mesmo que nós não amemos como deveríamos. Ele continua a desejar nossa comunhão, mesmo que nunca decidamos entregar nossas vidas em suas mãos e que cada ato nosso seja para negá-lo. Deus nunca mudará, esta é uma verdade gloriosa! Seu amor, sua graça e seu perdão, que já nos foi dado, continua a nossa disposição hoje e eternamente. Desta forma, nós nos relacionamos com Ele, tendo como firme fundamento princípios e desejos que nunca mudarão e nem produzirão novidades para nossa existência. Resta agora saber: queremos provar deste u ser imutável?

Oração: Senhor amado, tantas vezes nos dirigimos a ti como se teus sentimentos por nós dependessem de nossas atitudes, arrependimentos e desejos. Perdoa-nos por não reconhecermos a tua integridade de ser e dá-nos a condição de provar dela. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Rev. Fred Souto

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 28/08/2013

A Consciência do Pecado

Texto Bíblico: Oséias 14.1-2: "Povo de Israel, volte para o Senhor, seu Deus! Você caiu porque pecou. Voltem para Deus e orem assim: Perdoa todos os nossos pecados, ouve a nossa oração, e os nossos louvores serão o sacrifício que te ofereceremos".

Reflexão: Não há possibilidade de nenhuma restauração em nossas vidas, enquanto permanecermos em pecado. A exortação do profeta ao povo de Israel, também serve para nós hoje com a mesma intensidade. Não há como Deus ser conivente com os nossos pecados e, portanto, o arrependimento dos nossos pecados é uma questão sine qua non para que sejamos perdoados por Ele. Embora o perdão seja incondicional, não podemos concordar com a pregação de uma teologia do pecado que distorce o ensino das sagradas escrituras. Esta teologia, afirma, erroneamente, que não há necessidade de arrependimento, pois se Jesus nos libertou do poder do pecado, estamos perdoados e não precisaríamos mais de arrependimento. Não podemos aceitar este ensino, porque vai de encontro à afirmação bíblica que prega a necessidade do arrependimento dos nossos pecados, somada a crença no senhorio e na salvação que está em Cristo Jesus. Não há como haver a libertação do pecado sem o reconhecimento dele. Se não estivermos conscientes de nossas falhas, permaneceremos em pecado e a graça não nos alcança. A promessa de perdão do Senhor já está dada, mas para que ela se concretize em nossa vida, será necessário o nosso arrependimento, para que sejamos limpos de nossas faltas e assim, seremos selados com a presença do Espírito Santo. Não há como mudar esta condição! Uma vida onde não há arrependimento (voltar-se para Deus com o coração contrito pelo pecado), também não haverá a manifestação da graça divina. Nenhum sacrifício será válido; nenhum louvor será entendido como oferta; nenhuma obra será considerada, pois só seremos seus servos, se o amarmos e cumprirmos o seus mandamentos, sem isso nossa "fé" será apenas crença, e nossa "conversão" será apenas remorso. Voltem para o Senhor e orem assim:

Oração: Senhor amado, temos pecado contra ti, contra o nosso próximo e contra nós mesmos e já não somos dignos de sermos chamados de teus filhos. Perdoa os nossos pecados e restabelece conosco a tua aliança. Hoje, entregamos em tuas mãos a nossa vida, como sacrifício de louvor e ação de graças, por tudo que fizeste por nós na cruz. É o que oramos em nome de Jesus Cristo , nosso Senhor e salvador. Amém!

Rev. Fred Souto

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 27/08/2013

No Lugar Certo

Texto Bíblico: 2º Samuel 11.1: Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém”.

Reflexão: É sempre assim, quando nossos atos não condizem com a integridade e a moral que deve prevalecer na vida daquele que anda na presença de Jesus, é porque resolvemos, por nossa conta, estar no lugar onde não deveríamos estar. O texto acima revela a incoerência de um homem que deveria estar noutro lugar, porém resolveu atender seus caprichos reais. Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas que cometia atos incoerentes a este coração abençoado. Israel estava em guerra e o seu rei, o grande guerreiro, que era cantado pelo povo na rua como herói, decidiu não participar daquela batalha. Ficou no palácio, sem ter o que fazer, pois abandonou seu posto como comandante do exército de Israel. Assim, sem ter o que fazer, deu vazão a sua cobiça e tentando pela beleza de uma mulher, cometeu o ato sórdido usar sua prerrogativa real e obrigou Bate-Seba a adulterar. Pelo menos dois ensinos podemos tirar desta passagem da vida de Davi. 1º Precisamos estar onde o Senhor indica: Davi não deveria estar no palácio enquanto Israel guerreava. Ele era o rei, o comandante que havia sido escolhido por Deus para reinar sobre seu povo. Da mesma maneira, não podemos abrir mão do caminho que o Senhor traçou para que andássemos nele. Nós podemos até desejar e planejar nossos caminhos, mas somente quando estivermos no centro da vontade de Deus, estaremos no caminho certo para nossa vida. Estar atento aos sinais que Deus nos dá, é fundamental para que não nos desviemos do caminho que Ele pôs em nossa vida. 2º A nossa natureza é pecaminosa: Davi tinha um coração segundo o do Pai, mas mesmo assim ele cometeu um ato sórdido e repugnante aos olhos do Senhor. Isto nos ensina que não podemos confiar em nossas próprias forças, porque somos miseráveis homens e fazemos mais o mal que não desejamos, do que o bem que deveríamos fazer. Assim, que o exemplo de Davi nos ensine que nossa vida precisa, mais do que nunca, estar de acordo com a missão que Jesus nos deixou, para que o nosso coração não nos engane e nós desviemos do caminho que Ele nos indica e nos afaste da verdade que deve encher o nosso ser, para que vivamos para sempre em sua presença.

Oração: Amado Senhor, sabemos que se estivermos afastados de ti não poderemos suportar a pressão que a nossa natureza pecaminosa faz em nossa vida. Ajuda-nos em nossa fraqueza e que teu Espírito Santo conduza a nossa vida para que sejas o nosso caminho, a verdade que transforma a nossa vida. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 26/08/2013

Uma Árvore Frutífera

Texto Bíblico: Lucas 13.6-9: “Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la”.

Reflexão: Para que serve uma arvore frutífera se ela não produz frutos? O propósito de uma figueira é produzir frutos, folhas e galhos não servem como substitutos dos figos. Para que serve uma vida que não produz frutos? Da mesma forma que figueira, só cumpriremos o objetivo para qual fomos criados, se estivermos inseridos nos planos de Deus para nós. Enquanto estivermos juntando folhas (aparências), estaremos indo em direção contrária do que o Senhor preparou para nós. Os frutos são símbolos do desenvolvimento da nossa alma, de nossa maturidade espiritual e da construção do nosso caráter em Cristo. O fato de uma pessoa não produzir frutos, revela a incapacidade de aceitar a Palavra de Deus como algo verdadeiro em sua vida. Jesus sabia que seríamos todos conhecidos pelos frutos, por isso, toda árvore que não produz fruto deve ser cortada e lançada ao fogo. A nossa vida deve ser um exemplo de uma árvore frutífera que possa produzir a cem, a sessenta ou a trinta por um. Não há como fugir do propósito de vida que Deus preparou para nós. Porque, enquanto isso não ocorrer, marcaremos passo até encontrar o verdadeiro sentido de nossa vida, que está no conhecimento do único e verdadeiro Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Não podemos produzir frutos dignos se não estivermos inseridos numa vida com Cristo, da mesma forma como não podemos ver figos se não estiver inserido numa figueira. Nenhuma árvore que está inserida nos campos do Senhor pode ser totalmente infrutífera, porque todo aquele que pertence ao Senhor produzirá frutos. Ao permanecermos nos seus campos, receberemos os nutrientes que fluem livremente para as nossas raízes, fazendo com que sejamos árvores frutíferas que dão frutos abundantemente. Porque se não dermos frutos para que serviremos?

Oração: Senhor querido, ajuda-nos absorvermos os nutrientes necessários que vem da tua Palavra para que possamos produzir frutos em abundância. Perdoa-nos quando mesmo parecendo ter saúde espiritual, não produzimos frutos que deveríamos produzir, por causa da nossa incoerência e incredulidade de vida. Que teu Espírito Santo possa nos conduzir pela tua verdade. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!


Rev. Fred Souto

domingo, 25 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 25/08/2013

É Necessário Um Novo Nascimento

Texto Bíblico: João 3.1-3: “E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus".

Reflexão: Milhares de pessoas enchem os templos todos os domingos no intuito de receber de Deus a resposta que Nicodemos teve de Jesus: "Filho, você precisa nascer de novo"! Apesar de irem a Jesus através de seu povo reunido, muitas pessoas ainda não tiveram em suas vidas esta experiência maravilhosa do nascer do alto, ser transformado pelo poder do Espírito Santo. Chegam a Deus com a mente do jovem rico, que ainda acreditava que o cumprimento da lei poderia fazê-lo alcançar a vida eterna: "tenho cumprido os mandamentos desde a minha mocidade". Não será pelas nossas obras que o Senhor abrirá as portas dos céus para nós. Ele nos criou do pó da terra e nos recriará da água e do Espírito. Se acreditarmos que podemos ajudar Deus neste ato, minimizaremos a atuação d'Ele no processo de regeneração espiritual que Jesus nos propõe. Da mesma forma como não podemos participar da nossa criação corporal, também não há como participarmos da nossa recriação espiritual. Esta é uma obra divina, que requer a restauração a partir Jesus, pois Ele é a prova do amor do Pai para conosco. Ele é o caminho que nos leva a um novo nascimento, a verdade que nos liberta das mentiras e dos enganos que antes vivíamos. O novo nascimento não cabe a nós, é obra da graça de Deus em nossa vida e sem nenhuma participação nossa, pois se assim fosse, seriamos deus junto com Ele. Assim, a nossa atitude ante a Jesus deve ser de ações de graças, entregar a nossa vida nas mãos do Senhor, permitir que o Espirito Santo transforme nosso caráter e nos regenere para uma nova vida n'Ele. Tanto para o fariseu Nicodemos, quanto para nós hoje, receber uma dadiva do Pai sem nenhum merecimento, sem ter nenhuma participação neste ato, é algo incompreensível aos olhos humanos e só podemos crer se tivermos fé para crer na bondade e na misericórdia de Deus a nosso favor. Jesus nos indica o caminho - é necessário um novo nascimento! E Nós, já passamos por esta experiência?

Oração: Senhor Amado, ajuda-nos a nascer de novo para que possamos provar de todas as bênçãos inerentes a uma vida de graça. Que sejamos recriados por ti através da água e do Espiríto Santo, de maneira que vivamos sob a justiça proveniente da nossa fé que nos faz um contigo em Cristo. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti