sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A Aventura de Ser Pai

Só vim a entender meu pai completamente, quando tive nos braços meu filho. É algo simplesmente indescritível a sensação, quase divina, de ter nas mãos um ser humano fruto de sua vida.
Compreendi que, a partir daquele instante, a vida daquele criança tão linda (modéstia à parte meus filhos são lindos), era de inteira responsabilidade minha.
Toda a educação, a formação de seu caráter, o amor que precisaria e a fé que ele um dia poderia ter, tudo isso, seria minha responsabilidade ensinar e prover. Se ele um dia não tivesse nada disso, eu me culparia por não ter suprido.
Entendi naquele momento que as tantas vezes que apanhei, fiquei de castigo, as coisas que não tive, foram fruto da educação que meus pais planejaram para mim. Hoje, completamente sadio, algumas psicólogas não aprovariam a minha educação, me lembro com saudade e compreensão daqueles dias.
Eduquei meus filhos para que eles fossem justos, respeitosos, disciplinados e prontos para o mundo que iriam ter pela frente. Se muitas vezes precisei ser mais duro, discipliná-los de uma maneira mais firme, sempre foi para o seu bem e hoje vejo a correção disto em suas vidas.
Também fui um pai que, na medida do possível, dei o que eles precisavam. Pode até ser que tenha dado mais que devia, mas sempre fiz com todo amor no coração e faria tudo de novo se precisasse.
Hoje eles estão crescidos, cada um tem, de uma maneira ou de outra, sua vida, seus sonhos e seus desejos. Oro a Deus para que um dia eles possam ter a alegria de terem filhos, para que possam provar de tudo que vivi e, neste dia, ganharei netos para me tornar pai duas vezes.
Meu maior presente dos dias dos pais é ver meus filhos crescidos, sadios, vivendo com honestidade e adorando a Jesus como Senhor de suas vidas.
Para este pai, que segundo minha filha, que escrevendo no seu blog disse: "que pai tem um amor igual ao de mãe", posso dizer que vivi a maior das aventuras de amor: Fui Pai!
beijos
Mas só consegui ser, porque atrás de um grande pai, tem sempre uma esposa e mãe sábia e amorosa!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O Bordado de Nossas Vidas

Alguma vez você já viu um tecido sendo bordado? Certamente, se você olhou pelo lado avesso deve ter notado um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos. Muitas vezes vi minha mãe fazendo crochê, ou bordando, e observei esta mesma peça pelo lado avesso e observei os fios entrelaçados num desenho sem forma e sem sentido.
Esta mesma peça, olhada pelo lado correto, nos traz sempre uma grande surpresa, pois nos mostra desenhos lindos e de formas completamente em ordem. O que era olhado pelo lado contrário parecia ser algo tão confuso e que não aparentava construir nenhuma forma agradável, torna-se uma paisagem maravilhosa e digna dos melhores pintores.
Se observarmos bem a nossa vida como cristãos, muitas vezes, ela é costurada como um bordado. O grande problema para nós, é que sempre estamos olhando pelo lado avesso, o lado onde os amontoados de nós e fios de cores diferentes, nos fazem crer que tem algo de errado nela e o seu desenho poderia ser muito mais bonito e coerente.
Porém, precisamos entender que a nossa vida está sendo bordada pelo nosso Pai. Mesmo parecendo tão confusa para nós, mesmo parecendo que está tudo em desordem e, a nosso ver, não há nada combinando, pois existem muitos pontos sem sentido e sem nenhuma lógica, precisamos confiar que o Senhor sabe o que está fazendo.
Precisamos continuar a fazer o que estamos fazendo: trabalhando, estudando, vivendo com alegria de que Ele está realizando o seu trabalho. Temos que confiar na promessa do Senhor de que ainda não terminou a sua obra em nossa vida.
No final, Ele nos mostrará o bordado pelo lado correto, terminado e completamente perfeito. Neste dia poderemos ver o desenho de nossa vida visto pelo lado do Pai. O que para nós não tinha sentido algum, passará a ter lógica. Os fios soltos, com pontas desamarradas que nos faziam entender que as coisas estavam sem sentido algum, passam a ter toda lógica.
Deus nos pede para confiar, pois a nossa vida está sob seu inteiro controle. Ele é quem está bordando nossos dias. Fio após fio, Ele desenha os nossos dias, transformando seu maravilhoso plano num lindo bordado de nossos dias. Um dia, Ele nos mostrará o resultado de seu trabalho em nossas vidas e nós, certamente, iremos entender tudo, pois veremos tudo com os seus olhos.
Fred Souto

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti