terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 23/09/2013

Aprendendo a Ouvir pelo Silêncio

Texto Bíblico: Jó 2.11-13: “Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo. Levantando eles de longe os olhos e não o reconhecendo, ergueram a voz e choraram; e cada um, rasgando o seu manto, lançava pó ao ar sobre a cabeça. Sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande”.

Reflexão: É de muito valor a ação dos amigos de Jó, que se dispuseram a estar com ele naquele momento difícil para o amigo. Eles mal reconheceram quando o viram cheio de tumores e a dor foi tão intensa pelo sofrimento do amigo, que condoídos pela sua situação, choraram, rasgaram suas vestes, sentaram ao seu lado e, por sete dias, permaneceram em silêncio, velando a dor de seu amigo. Muitas pessoas não sabem o que fazer quando enfrentam situações em que devem solidarizar-se com os que sofrem. Algumas vezes, até por não saber o que dizer e/ou fazer, não conseguem ser solidários com os que precisam. Creio que encontraremos a resposta para esta questão, observando a atitude dos amigos de Jó. Eles permaneceram junto ao amigo, mas em completo silêncio durante aqueles sete dias. Esta atitude revela que a intimidade com o outro não está apenas enquanto falamos com eles, mas também em ouvi-los. Raramente, as pessoas se dão conta de quão importante é o ouvir nestes momentos de dor. Um bom ouvido, vale mais do que muitos conselhos. A comunicação verdadeira passa pelo valor que dedicamos à outra pessoa e aos pensamentos dela. O ato de ouvir revela amor, compreensão e cuidado pelas suas necessidades. Os amigos de Jó passaram sete dias em silêncio (deveriam ter passado mais), cuidando de seu amigo e compartilhando com ele a sua dor. E nós, temos sido solidários com as dores de nossos amigos? Temos estado ao seu lado, em silêncio e os ajudado a enfrentar seus momentos difíceis? Nossos ouvidos são muito mais importantes do que nossos discursos, pois ouvir revela a importância da pessoa para nós. Que nossos amigos possam encontrar em nós, companheiros que sejam bons para ouvir e tardios para falar e, principalmente, amorosos, compreensivos e solidários em todos os momentos.

Oração: Senhor amado, dá-nos sabedoria e amor para poder compartilhar nossas vidas com os que sofrem e que estejamos sempre dispostos a ajudar aqueles que precisam de nós. Que a misericórdia, compaixão e amor, do Senhor sejam por nós revelados. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti