terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 21/09/2013

Caminhando Através da Adversidade

Texto Bíblico: Jó 2.3-4: “Aí o Senhor disse: Você viu o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e tão honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado. No entanto, você me convenceu, e eu o deixei desgraçar Jó, embora não houvesse motivo para isso. Mesmo assim, ele continua firme e sincero como sempre. Satanás respondeu: É só tocar na pele dele para ver o que acontece. As pessoas não se importam de perder tudo desde que conservem a própria vida”.

Reflexão: Satanás continua a desafiar o amor que os homens têm por Deus, a partir da vida de Jó. Deus o havia permitido tocar-lhe os bens e todas as suas posses, inclusive seus filhos, porém ele continuava em sua integridade. Satanás agora investe contra a saúde dele: “desde que tenham saúde, não se importam de perder os bens materiais, era sua opinião”. Muitas pessoas, verdadeiramente, possuem este tipo de pensamento. Se tiver saúde, não importa o que perdemos. Porém, a discussão continua a ser a resposta da mesma questão: pode o homem amar a Deus apenas pelo que Ele é, Deus? Pode o homem continuar sendo fiel, mesmo que não tenha nada que o prenda a esta fidelidade? Esta resposta nós só iremos encontrar em nossos próprios corações e mentes. Não há como responder, sem que passemos pelos mesmos testes que um dia Jó passou. Satanás usou uma argumentação que se Deus não houvesse abençoado Jô com riquezas, ele não teria sido tão fiel. Porém, nesta segunda argumentação, ele avança mais ainda na sua ideia, os bens poderiam ser readquiridos, entretanto se ele tivesse uma limitação, um impedimento para lutar sozinho por sua própria vida, ele amaldiçoaria Deus. Quando nos faltam as forças; quando uma doença nos atinge e nos deixa completamente impotentes para lutar; quando não há mais nada a não ser dor, tristeza e sombra de morte sobre a nossa vida, ainda há lugar para adoração a Deus? Jó provou que poderia existir. Mesmo contra toda a argumentação do nosso inimigo, ele continuou sendo integro e não imputando culpa a Deus sobre a sua situação. A vida de Jó foi construída sob a fidelidade ao seu Senhor e Deus. Nosso amor pelo Senhor deve ter a mesma base que sustentava a de Jó. Para que isso seja verdade, precisamos responder a pergunta: continua a existir intimidade e comunhão com Deus, mesmo quando uma grande perda cai sobre nós?

Oração: Senhor, ajuda-nos a continuar sendo fiel a ti, mesmo quando todas as situações de nossa vida nos são contrárias. Dá-nos a tua mão para que andemos confiantes, mesmo quando caminharmos em vales de morte. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti