terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 24/09/2013

Aprendendo com os Dias Maus

Texto Bíblico: Jó 3.1-4: “Depois disto, passou Jó a falar e amaldiçoou o seu dia natalício. Disse Jó: Pereça o dia em que nasci e a noite em que se disse: Foi concebido um homem! Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz”.

Reflexão: Depois de um longo silêncio, Jó passou a falar e ao fazer isso, ele esqueceu os momentos de serenidade e espera em Deus da última semana. Quem sabe ele passou a viver o que todos nós vivemos: 1º. Aceitamos os fatos difíceis de nossa vida com alguma resignação e fé. 2º. Depois de um tempo, parece que a fé não é suficiente e passamos a querer entender o que está acontecendo. 3º. Passamos a não aceitar os sofrimentos e questionar a Deus pela situação e tentamos encontrar uma saída para ela. O fato de Jó amaldiçoar o dia do nascimento, nos dá a compreensão de que ele coloca a culpa de sua situação em algo que ele não pode compreender: “por que nascer, se era para passar por tudo isso?”. Quando Jó rompe o silêncio, o faz através de uma forte descarga emocional, recheada de lamentos contra a sabedoria de Deus em fazê-lo nascer e deixá-lo continuar vivo para passar pelo sofrimento em que estava. A resignação e fé que fizeram parte dos primeiros momentos de sofrimento, deram lugar a angústia e ao temor das trevas que se abateram sobre a sua vida. Este fato nos ensina que a nossa fé não pode ser vencida pelos acontecimentos de nossa vida. Ela precisa estar bem fundamentada para poder vencer as frustrações que a vida nos faz passar. Em alguns momentos, é necessário encontrar a razão para as nossas dificuldades, até para poder buscar a sabedoria divina, a fim de achar os caminhos para as tribulações da vida. Porém, em nenhum momento, o fato de vivermos tempos de aflições, nos permite questionar a bondade e o amor de Deus para conosco, até mesmo quando passarmos pela disciplina do Senhor. O nosso descanso, o nosso sossego, o nosso repouso só poderá ser encontrado na presença de Jesus. Por mais dificuldade que estivermos vivendo, será n’Ele que iremos encontrar o descanso que tanto ansiamos. Portanto, todas as vezes que as sombras do vale de aflição e morte estiverem sobre a nossa vida, precisamos confiar em nosso Senhor e Pastor Jesus Cristo, pois, somente Ele, nos fará chegar em perfeita paz, aos pastos verdejantes e as águas de refrigério, de maneira que possamos nos alegrar e confiar em sua presença.

Oração: Senhor Jesus, ajuda-nos a entender quando os dias maus chegam a nossa vida, para que nunca nos entreguemos aos nossos lamentos e esqueçamos quem verdadeiramente és para nós. Que a paz que excede todo nosso entendimento, possa guardar firme o nosso propósito . É o que oramos em teu nome. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti