domingo, 11 de janeiro de 2009

O Riacho

Era uma vez um riacho de águas cristalinas, muito bonito, que serpenteava entre as montanhas. Em certo ponto de seu percurso, notou que à sua frente havia um pântano imundo, por onde deveria passar. Olhou, então, para Deus e protestou: "Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso, e Você me obriga a atravessar um pântano sujo como esse! Como faço agora?"

Ao que Deus respondeu: "Isso depende de sua maneira de encarar o pântano. Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo de seu curso, dará voltas e, inevitavelmente, acabará misturando suas águas com as do pântano, o que o tornará igual a ele. Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano. Aí você se transformará em mar."

É desta mesma forma que devemos enfrentar os desafios que a vida nos traz. Muitas vezes, engatinhamos diante deles, das mudanças que a vida nos impõe. Ficamos assustados, paralisados, pesados, tornamo-nos tensos e perdemos a fluidez e a força. É preciso entrar para valer nos projetos da vida, pois, algumas vezes, teremos de enfrentar os pântanos da vida, até que nós, o rio, se transforme em mar.

Acreditamos que somos límpidos, formosos, ou seja, pensamos que não podemos sofrer com nada que possa sujar ou destruir a nossa imagem. Porém, algumas vezes, dificuldades aparecem sem que esperemos, por isso devemos ter serenidade para enfrentá-las, com os olhos voltados para Deus, pois Ele nos dará o caminho certo, em meio aos pântanos da vida.

Por isso não podemos ficar com os olhos no pântano, mas no Senhor, que nos dá a direção em meio às dificuldades da vida. Problemas sempre aparecerão em nossas vidas, mas elas deverão ser alimento para nossa perseverança, pois ao nos depararmos com elas, devemos construir a nossa caminhada em meio aos pântanos da vida com fé, alegria e força no Senhor, porque só nos transformaremos em mar, quando nos colocarmos sob a direção d’Ele.

Construamos a nossa vida com os olhos e o coração sob a direção do Senhor, observando que sempre quando houverem aflições, as palavras do Senhor: “Eu estarei contigo!”.

Rev. Fred Souto

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti