terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 22/09/2013

Caminhando Através da Adversidade

Texto Bíblico: Jó 2.8-10: “Jó sentou-se num monte de cinza e pegou um caco para se coçar. E a mulher dele disse: Você ainda continua sendo bom? Amaldiçoe a Deus e morra! Jó respondeu: Você está dizendo uma bobagem! Se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também as desgraças? Assim, apesar de tudo, Jó não pecou, nem disse uma só palavra contra Deus”.

Reflexão: A mulher de Jó tem a mesma perspectiva de muitas pessoas que não tem a compreensão exata de como Deus age: se você está sofrendo é porque o Senhor está fazendo você pagar pelos seus pecados. Quem pensa desta forma, tem uma concepção muito limitada do amor de Deus pelos homens. Creem que Deus tem a mesma capacidade de amar que os homens e também a mesma capacidade de perdoar. Limitam a ação da graça de Deus a sua própria capacidade de enxergar e compreender como natural a sua ação. Ele ama muito acima da nossa capacidade de compreender e a sua justiça está muito acima da nossa capacidade de entender o verdadeiro significado do perdão, da misericórdia e da compaixão de um coração como o d’Ele. O fato de estarmos sofrendo não é necessariamente consequência de nossos pecados, pois a limitação de nossas vidas, é apenas uma consequência da nossa própria natureza finita. Embora a finitude de nossos dias não tenha sido o plano original de Deus para o homem, ela tornou-se uma consequência inevitável, porque o salário do pecado é a morte e a causa da queda do homem. A imagem e semelhança de Deus na qual fomos criados, foi destruída pela queda e passamos a viver muito longe do plano que Deus quer para nós. Jó tinha a consciência de que o seu sofrimento não tinha nenhuma correlação com sua fé, como sua mulher acreditava, mas era a consequência natural de um ser humano que vive no mundo pecador e, portanto, sujeito as mesmas dificuldades da presença do pecado nele habita. Não podemos acreditar que os nossos sofrimentos são ocasionados porque Deus não nos ama, ou porque querer nos castigar de qualquer pecado que tenhamos cometido. Jesus pagou por todas as nossas faltas na cruz do calvário, portanto, temos novamente, pela fé, restaurada a nossa imagem divina.

Oração: Senhor, dá-nos compreensão de teus planos para que possamos nunca duvidar de teu amor e da tua bondade para conosco. Não permita que nós possamos confundir a tua disciplina, com as consequências de nossas ações erradas nesta vida. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti