terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 10/09/2013

Confessando o Nosso Senhor

Texto Bíblico: Mateus 10.32-33: Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.

Reflexão: A vida com Cristo nos impulsiona a tomar algumas decisões para que o nosso testemunho seja reconhecido diante de Deus e dos homens. Depois que o aceitamos, precisamos confessar que Ele é o Senhor da nossa vida. A liberdade que Jesus nos concede, nos liberta do poder do pecado pelo poder do seu sangue e nos motiva a abrir a nossa boca e confessá-lo diante todos. Confessar seu senhorio sobre a nossa vida neste mundo, diante do senhor das trevas, de maneira que Ele seja conhecido como nosso único Salvador e Senhor. Depois de uma salvação tão significativa que Jesus nos concede, não temos razão para nos envergonharmos d’Ele e mais, de negá-lo diante de quem quer que seja. O nosso testemunho precisa revelar a honestidade de nosso coração e a integridade da nossa fé, pois se a nossa vida não revelar de quem somos servos, de nada valerá a fé que dizemos professar. Jesus nos motiva a ser seus arautos neste mundo, ministros da sua reconciliação com os homens e a levar seu Evangelho por toda terra, fazendo novos seguidores; tornando estes novos seguidores parte do seu povo pelo batismo neste mundo. Através do nosso testemunho, ensinaremos outros a obedecer a palavra do Senhor, pois, por toda nossa vida, teremos a companhia do nosso Senhor. A confissão do senhorio de Jesus sobre a nossa vida, se dará quando permitirmos que a sua palavra nos enriqueça em todo conhecimento, para que o nosso testemunho seja uma consequência da presença d’Ele em nossa vida. Esta união com Cristo nos dará a possibilidade de sermos conservados firmes até o dia que sejamos tomados por Ele para nos reunirmos em sua glória. Somente desta forma podemos nos livrar da acusação do nosso inimigo, que tenta, de todas as formas, destruir o nosso testemunho. Este deve ser nosso exemplo como servos do Senhor, revelando a quem nos pedir, a razão da nossa fé, de quem somos servos, para que o nosso testemunho seja contado para honra e glória do nosso Senhor. Confessar Jesus aos homens, nos permitirá ser contados como ovelhas do seu rebanho diante do Pai.

Oração: Senhor amado, entregamos a nossa vida em tuas mãos, na firme esperança de que nunca seremos decepcionados. Ajuda-nos a confessar-te, testemunhar o teu senhorio sobre nós e a graça que emana de tua presença, que nos renova e nos faz viver a plenitude do teu amor por nós. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 09/09/2013

Jesus nos Fará Limpos

Texto Bíblico: Lucas 5.12-13: Aconteceu que, estando ele numa das cidades, veio à sua presença um homem coberto de lepra; ao ver a Jesus, prostrando-se com o rosto em terra, suplicou-lhe: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E, no mesmo instante, lhe desapareceu a lepra”.

Reflexão: Alguns dos encontros que Jesus teve, foram de uma singularidade extraordinária. A lepra no tempo de Jesus era uma doença que excluía o enfermo de qualquer convívio social, inclusive da sua própria família. Ao contrário de como ela é tratada hoje, a lepra causava repugnância aos que estavam acometidos com a doença. O encontro do leproso com Jesus é um momento marcado por várias nuances, que revelam como o Senhor se importa com as nossas necessidades. 1º Jesus não rejeita oração: Senhor, se quiseres, pode nos purificar. Não existe oração impossível, que não seja ouvida pelo Senhor e oração que possa ser considerada repugnante. Aquele homem não podia nem entrar nas cidades, quanto mais compartilhar o mesmo ambiente com pessoas sãs. Mas ele, prostrou-se na presença de Jesus e clamou por sua cura. 2º Jesus nos tornará limpos: hoje é o dia de fazermos uma maravilhosa transformação em nossa vida. Poderemos ter saúde ao invés de enfermidade; nos livrar de tudo que é vil, detestável e que causa a repugnância diante de Deus e dos homens. Jesus está nos dizendo que quer nos limpar de toda impureza e dar-nos a nossa saúde e integridade de novo. Nossas enfermidades destroem nossa alma e maculam o nosso corpo, mas Jesus nos torna limpos e restaurados diante de Deus e dos homens. Jesus veio ao mundo para nos conceder a cura das nossas enfermidades, o perdão que nos liberta das cadeias que nos prendem ao pecado que nos destruía. Não haverá possibilidade de nossas orações não serem ouvidas, mesmo que recebamos um não como resposta. Mas o Senhor veio ao mundo para nos trazer a boa nova da salvação; veio para chamar um povo para ser seu; para conceder liberdade plena, vida abundante, suprimento de nossas necessidades e estender sob os nossos pés um caminho para salvação. Jesus está disposto a nos conceder uma coroa em vez de cinzas, nos ungir com óleo de alegria para sarar a nossa tristeza, nos vestir com vestes de louvor para que retire de nós a angustia do nosso espírito, para que sejamos instrumentos de Deus neste mundo.

Oração: Amado Jesus, somos completamente carentes da tua graça, misericórdia e compaixão. Não há como encontrarmos o livramento que precisamos, o suprimento de nossas necessidades e, principalmente, a plenitude que recebemos de ti. Limpa-nos e seremos limpos, cura-nos e seremos libertos do poder do pecado. É o que te pedimos orando sempre em teu nome. Amém!

O Maná do Senhor: 08/09/2013

Sob os Cuidados de Jesus

Texto Bíblico: João 6.37: “Todo aquele que meu Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum lançarei fora”.

Reflexão: Uma das certezas que tenho no meu relacionamento com Jesus, é a forma como Ele se relaciona conosco. As escrituras me dizem que Jesus não rejeitará a nenhuma pessoa e, mais, receberá a todos que se achegarem a Ele. Na minha relação com Ele, eu vi o seu amor por minha vida, pois me trouxe para perto d’Ele, mesmo enquanto eu vivia em lugares que não eram dignos de ser chamado por Ele. Da mesma maneira que foi comigo, também acontece com todo aquele que o Senhor traz dos cantos mais escondidos. Mas, também sei, que todo aquele que é escolhido, chamado e não rejeitado pelo Senhor, também sofre com a ação do nosso inimigo, que não aceita perder e tenta de todas as formas nos a fazer acreditar que existe algo falso na nossa relação com Jesus. O diabo que anda em nosso derredor, insiste que devemos nos livrar do pecado antes de nos entregar a Jesus. Seria o mesmo que uma pessoa sofrendo um infarto, dissesse que precisaria esperar a dor passar para depois procurar um médico. Jesus continua dizendo que todo aquele que vier a Ele, jamais lançará fora, ou seja, é exatamente por sermos pecadores que precisamos de um Salvador. Jesus está dizendo para nós que não importa a nossa condição, o tamanho do nosso pecado, Ele está nos escolhendo para nos abençoar e por a nossa vida precisa estar sob a ação do seu Espírito. Muitas vezes, ao ser aceito por Jesus, encontramos muitas dificuldades de viver nas suas comunidades, porque existem pessoas, como os judeus que entregaram a mulher pega em adultério aos pés do Senhor, ainda não conseguem enxergar os seus próprios pecados. Mas Ele continua a nos exortar, se o Pai me entregou você, não o lançarei fora da minha presença, mesmo que ninguém entenda a razão do meu amor por vocês. Jesus revela a intenção do Pai, pois quer que todos os que deu a Jesus sejam salvos. Um homem enfermo precisa de um médico e Jesus é o médico que cura a nossa alma do poder destruidor do pecado. Assim, em Cristo, sob a sua proteção, estaremos sendo cuidados por aquele que tem o poder de nos libertar da consequência que o pecado nos imputa, a saber, a nossa morte eterna.

Oração: Senhor amado, somos eternamente gratos por teu amor que nos concedeu a possibilidade de nossa salvação em Cristo Jesus. Tu nos chamastes dos cantos mais escuros de nossa existência e não nos rejeitasse. Assim, permite-nos que vivamos na tua presença eternamente. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti