sábado, 24 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 24/08/2013

O Senhor Precisa de Nós!

Texto Bíblico: Lucas 19.33-34: “Quando eles estavam soltando o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que o soltais? Responderam: Porque o Senhor precisa dele”.

Reflexão: Alguma vez, já imaginamos que esta cena também aconteceu conosco? Um dia, Ele também precisou de nós e encontrou uma forma de nos tomar para Ele. Talvez não gostemos de ser comparados com o jumentinho da narração bíblica, porém, antes de nos sentir ofendidos, devemos nos lembrar que foi o jumentinho quem carregou Jesus em sua apoteótica entrada em Jerusalém. Assim, nós, como seus servos, precisamos carregá-lo para que todos possam louvá-lo. Embora o que geralmente observamos são as nossas recusas em servi-lo, movidas por uma preguiça espiritual, que nos deixa acomodados e sem disposição para obra. Entretanto, o Senhor ainda precisa de nós como precisou do jumentinho. O mundo só conhecerá a graça, a misericórdia, e o amor do Senhor, se nós formos os instrumentos d’Ele, levando-o de forma que todos o louvem através dos atos de nossa vida. O Senhor precisa de nós, por mais que isso seja incompreensível. Através de nossa vida que Ele age no mundo, suas misericórdias nos alcançam através de atos praticados por aqueles que não recusam o seu chamado. O seu amor se torna mais claro quando o provamos a partir da vida de alguns destes jumentinhos do Senhor. Jesus nos ensina a revelar a sua misericórdia quando estendemos a mão para matar a fome e a sede dos que são carentes e que clamam por sua justiça dia e noite. Servos que carregam a compaixão do Senhor em seus corações, dedicando suas vidas a salvar os perdidos, abrigar os estrangeiros, visitar os presos e cuidar dos enfermos. São pessoas que só encontram sentido para sua vida, quando estão servindo ao Senhor, cumprindo os planos que Ele nos chama a viver. Precisamos colocar os nossos talentos, a nossa inteligência e a nossa força a serviço do Reino. Porém, o que observamos, é que estes atributos pessoais, estão mais a disposição de nossos próprios desejos. O resultado disso, é que muitas vezes, na hora de servir o Senhor, não temos alegria, na maioria das vezes estamos cansados e sem disposição. O Senhor continua precisando de nós! Ele deseja usar o que temos em nosso poder, seja um jumentinho, seja a nossa própria vida. Somos mordomos do Senhor, administradores das bênçãos que Ele pôs em nossas mãos e, que, mais dia, menos dia, seremos instados a devolvê-lo, porque, o Senhor precisará delas.
Oração: Amado Senhor, tantas vezes temos nos recusado a te servir, porque precisamos cuidar de nossas próprias vidas. Ajuda-nos a encontrar o equilíbrio de construir uma vida onde, em primeiro lugar está buscar o teu reino e a tua justiça, para que as coisas menos importantes nos sejam acrescentadas. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!
Rev. Fred Souto

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 23/08/2013

Lavados pelo Senhor

Texto Bíblico: Isaias 1.18: O Senhor Deus diz: Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas eu os lavarei, e vocês ficarão brancos como a neve, brancos como a lã”.

Reflexão: Muitas pessoas nunca se deram conta do estrago que o nosso pecado faz em nossa relação com o Senhor. Ele nos impede de enxergar as maravilhosas bênçãos que estão disponíveis em Cristo, bênçãos que nos transformam em filhos de Deus pela obra do primogênito dos filhos, Jesus nosso Senhor e Salvador. O pecado que aprisionava a vida de todos que estavam longe de Deus, teve seu preço pago na cruz do calvário. Deus discute esse assunto conosco quando traz a tona o nosso pecado, que mancha a nossa existência com escarlate da vergonha, da injustiça e da maldade que empesta a nossa natureza, nos fazendo andar longe do Pai. Jesus tomou sobre si a justiça de Deus que recaia sobre nós e ao morrer na cruz do calvário por nossos pecados, tornou as nossas vidas alvas como a neve, lavadas com seu sangue, para que fôssemos transformados em servos da sua justiça. O Senhor nos tomou por sua mão, pelo muito amor que tem por nós e nos deu uma nova vida em Cristo Jesus. Entretanto, só tomamos consciência dela quando Ele nos chama, nos retira das trevas em que vivemos e nos conduz pela mão a sua presença. Não é algo que podemos fazer, mas uma decisão sua, movido por seu amor e misericórdia. Ele é quem nos lava, quem nos purifica, justifica e santifica com sua presença em nossa vida. O pecado causa um afastamento tão sério, tão profundo, que não tínhamos como nos libertar dele, a não ser que fosse por uma força exterior, transformadora e que nos faz provar de uma bondade tão grande, que nunca iremos esquecer esta ação de amor. O Senhor quer discutir o assunto da nossa salvação, quer mostrar a nossa sujeira e, melhor, nos lavar, purificar da mancha que impede a nossa comunhão com Ele, a saber, o nosso pecado. Jesus nos toma pela mão hoje e nos chama a sua presença para que vivamos sob a ação de sua graça. Devemos ser gratos a este chamado, estar submisso a sua vontade e viver como filhos, nos braços do nosso Pai, porque Ele nos dará dignidade.

Oração: Senhor amado, toma-nos em teus braços e restaura a nossa existência. Que o precioso sangue de Jesus nos torne alvos como neve, de maneira que tenhamos comunhão novamente contigo. Que o teu imenso amor nos restaure a existência e limpe-nos por tua graça. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amem!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 22/08/2013

A Adoração Verdadeira

Texto Bíblico: Isaias 26.9: Com minha alma suspiro de noite por ti e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça”.

Reflexão: A beleza de um coração que se entrega a adoração ao Senhor, revela a sensibilidade para compreender como deve se relacionar com Ele. Uma alma que se desnuda, que se abre para ter um relacionamento com o Pai de maneira íntegra, onde expõe os sentimentos e as suas vontades. Um coração que busca o Senhor à noite inteira, se deleitando em sua presença. Um espírito que permeia a vontade de Deus, aprendendo com Ele, permitindo que o Espírito Santo ensine os seus desejos, que transforme o nosso caráter, que molde as nossas vontades e restaure a imagem de Deus em nós. Este deve ser o exemplo de adoração que devemos buscar, uma relação tão íntima com o Senhor, que os nossos momentos de oração sejam dádivas dos céus em nossos dias. Um coração entregue, que permite o agir do Senhor através do seu Espírito, que deseja ardentemente encontrar as respostas de oração, mesmo que não sejam as que desejamos. Buscar os juízos do Senhor, de maneira que a justiça do alto se entranhe em nosso ser de tal forma, que nos permita viver como Jesus viveu. Nenhuma prática de adoração pode prescindir deste relacionamento íntimo, que privilegia a presença do Senhor antes de qualquer desejo nosso. Um coração entregue, que busca o Senhor e a sua vontade, que deseja a todo instante, estar em comunhão com Jesus. Um espírito submisso a vontade do seu Senhor, que busca conhecer e continuar conhecendo o Senhor, até que a vontade d’Ele encha o nosso coração e nos conceda a possibilidade de cumprir a missão que Ele nos dá. Não existe outra maneira de nos relacionarmos com o Pai, a não ser quando permitimos que o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo nos envolva de tal maneira, que sejamos nós, a palavra viva do Senhor neste mundo. A justiça de Deus precisa ser conhecida de todos os homens e nós, todos os que vivem sob a influência do Espírito Santo, somos instrumentos da graça de Deus neste mundo.

Oração: Senhor amado permita-nos a alegria de conhecer-te de forma plena, para que a verdade do teu Evangelho seja por nós conhecida e vivamos conforme a tua vontade. Permita-nos Senhor provar da tua presença, porque não há nenhuma outra maneira se sermos por ti conhecidos. É o que oramos em nome de Jesus. Amem!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 21/08/2013

O Que Tem nas Mãos?

Texto Bíblico: Lucas 9.16-17: “E, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou, partiu e deu aos discípulos para que os distribuíssem entre o povo. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que ainda sobejaram foram recolhidos doze cestos”.

Reflexão: Sempre que leio esta passagem, observo a postura dos discípulos de Jesus solicitando que Ele liberasse o povo para que voltassem para suas casas para se alimentarem. Mas o Senhor sempre os fez enxergar que eles poderiam realizar muito mais do que todo mundo realiza. Mandá-los de volta para casa era a atitude mais correta. Jesus preferiu a ousadia: Deem vocês mesmos comida a eles! Dá de comida a cinco mil homens, afora mulheres e crianças, era uma proposta ousada e na ótica dos discípulos, impossível. Jesus então os pergunta: o que tens nas mãos? Os cinco pães e dois peixes produziram um milagre da multiplicação do alimento para aqueles homens. Muitas vezes, nós não realizamos a obra que o Senhor nos envia a fazer, porque não temos a ousadia de colocar o que temos nas mãos a disposição do Senhor. Quando Ele nos deu o seu poder e a sua autoridade para cumprirmos a missão que nos enviou, Ele nos deu a capacidade de agirmos com ousadia em seu favor. O que nós temos nas mãos? Em que missão Jesus nos enviou e nós estamos parados, porque não colocamos o que temos nas mãos a serviço do Senhor? Jesus toma o que temos nas mãos e transforma em benção para muitos, desde que coloquemos a sua disposição para que Ele possa usar. No seu serviço para o Senhor, não podemos limitar a capacidade de d’Ele agir através da nossa vida, apenas pelo que enxergamos. Ele nos deu um Espírito de ousadia e coragem para que possamos agir conforme a sua vontade. Ele também nos disse que faríamos obras maiores que as dele, isto é ousadia. Entregue os seus cinco pães e dois peixes nas mãos de Jesus, e Ele fará com que se multipliquem e alcance a todos que estão ao nosso redor.

Oração: Senhor Jesus, perdoa-nos quando limitamos o teu agir por causa do nosso medo, covardia e falta de entendimento da tua vontade. Ajuda-nos a exercer a nossa missão com ousadia e sabedoria para que teu nome seja sempre honrado e dignificado nesta terra. É o que oramos em teu nome. Amém!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 20/08/2013

A Fidelidade ao que Cremos

Texto Bíblico: Josué 1.8: Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

Reflexão: O ensino acima foi fundamental para vida de Josué e se aplica a nossa vida hoje da mesma forma que se aplicou a dele e o conduziu na esperança de tomar posse da promessa que o Senhor o fez: chegar à terra de Canaã. Dos que saíram da escravidão do Egito, apenas Josué e Calebe conseguiram chegar, porque em todos os momentos daqueles quarenta anos de caminhada pelo deserto, nunca perderam a fé e/ou deixaram de viver pela vontade de Deus. O caminho deles, apesar de árduo, sofrido pelas batalhas que travaram, pela perda dos amigos e familiares que ficaram pelo caminho, foi próspero e bem sucedido. Josué foi escolhido pessoalmente por Deus para ser o sucessor de Moisés. A palavra de Deus a Josué foi de confiança e segurança para que ele se mantivesse fiel a sua esperança, a fim de conquistar as promessas do Senhor. Esta exortação serve para nós hoje na mesma medida que serviu a Josué, pois estabelece entre nós e Deus, a aliança que será consolidada com as bênçãos das suas promessas em nossa vida. Ninguém fala do que não aprendeu, nem daquilo que não meditou. Portanto, a nossa boca deve comunicar aquilo que o nosso coração está cheio, para que alcancemos as promessas do Senhor. Entretanto, para que concretizemos estas promessas, precisamos encher o nosso coração com as palavras do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Num mundo que anseia por prosperidade, sucesso e em ser bem sucedido, nada mais atraente do que estas palavras, pois elas suprem o anseio que aflora dos recantos mais escondidos do nosso ser. Não podemos crer que as promessas do Senhor sejam apenas regras para uma vida de sucesso, pois elas são princípios que tornam nossas atitudes corretas e íntegras pela justiça, verdade e amor que brota do nosso ser. O Livro da Lei de Deus estabelece a vontade boa, perfeita e agradável para nossa existência, que produz uma vida nova, transformada e renovada e que nos conduz pelo caminho da salvação e mesmo que muitos caiam ao nosso lado, nós não sucumbiremos, porque o Senhor será conosco em todo caminho. Ele é quem nos concede força, alegria, esperança e fé para continuarmos em busca da terra que o Senhor nos prometeu, a nossa Canaã, a Jerusalém Celestial.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a viver a missão que nos conferistes de forma comprometida e fiel. Que os nossos lábios não cessem de proclamar teus ensinos, de maneira que a nossa existência seja para honrar e glorificar a tua vontade. É o que oramos em teu nome. Amém!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 19/08/2013

O Exercício do Amor

Texto Bíblico: Lucas 10.36-37: “Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado? Aquele que o socorreu! Respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: Pois vá e faça a mesma coisa”.

Reflexão: A pergunta do mestre da Lei de quem era o seu próximo, faz com Jesus use uma ilustração para explicar. A parábola do Bom Samaritano revela como devemos proceder para com o nosso próximo. Jesus usa a imaginação do seu questionador para expor a todos nós como deveríamos exercer o nosso amor pelo próximo. Ele cita o caso de um sacerdote, um levita e um samaritano que tem contato com um homem que foi atacado por ladrões. O dois primeiros passam ao largo e não o ajudam, ao contrário do samaritano que além de ajudá-lo, leva-o para uma hospedaria para que fosse melhor atendido. A pergunta do Senhor quem foi próximo do homem assaltado, faz com que o mestre da lei e nós, possamos refletir sobre as outras formas de não sê-lo. No caso do sacerdote, revela que não importa a nossa muita espiritualidade, a quantidade de dons e de unção que temos, se não houver amor em nosso coração de nada vale. Precisamos aprender que o amor é o que nos faz viver a essência do Senhor. Da mesma maneira é a questão do levita, líder na época de Jesus, torna-se um exemplo daqueles que abrem mão do amor ao próximo para viver a sua própria vida. Os levitas são a representação dos que podem fazer algo por seus irmãos mais necessitados, mas simplesmente se omitem. Falta-lhes um coração amoroso e pronto para exercer a sua missão na terra. Por fim o samaritano. Jesus, algumas vezes, usa o extraordinário para mostrar como deve ser a nossa condição de servo. Um samaritano ajudando um judeu é algo extraordinário, assim como muitas vezes o maior exemplo de amor vem daqueles que nunca esperamos. Portanto, devemos ir fazer o mesmo! Ajudar os que precisam sem nos importar com sua condição, nem com a nossa; se teremos alguma retribuição, pagamento, ou honra. Devemos ajudar por amor, uma amor altruísta, que não espera nada em troca! Será que conseguiremos?

Oração: Amado Jesus, tantas vezes temos negado o nosso amor por covardia, egoísmo, orgulho, ou até mesmo por omissão. Não vivemos o teu mandamento de amar ao próximo como a nós mesmos, simplesmente porque não nos amamos de verdade. Ajuda-nos a libertar o nosso coração da frieza do egoísmo e torná-lo aquecido pelo teu amor. É o que oramos em teu nome. Amém!

domingo, 18 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 18/08/2013

Ouvidos Atentos a Vontade de Deus

Texto Bíblico: Jó 33.14: “Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção”.

Reflexão: Creio que todos nós já ouvimos em algum momento esta frase. Noutras vezes até a citamos, mas, talvez, o que não sabíamos que ela seria uma constatação bíblica. Ela é uma verdade em nossas vidas diárias, porque Deus fala conosco de várias formas, embora, a nossa distancia d’Ele, nos impede de reconhecer a sua maneira de agir e a sua voz e sequer sabemos qual a sua vontade para nossa vida hoje. Acreditamos que Ele só nos chamará a atenção se for pelos velhos e tradicionais métodos que a igreja prega e como nos habituamos a enxergar. Não aprendemos a reconhecer o agir de Deus em meio às coisas que vivemos e no ambiente no qual estamos inseridos. Jesus foi diferente em sua pregação, porque soube revelar a todos a face do Pai em todas as situações que Ele viveu. Nenhum dos seus atos foi inconsequente e/ou desprovido de significado. Em cada situação da sua vida podemos reconhecer a razão da sua missão: glorificar a Deus na terra, consumando a obra que Ele o designou a fazer. Transformou homens iletrados e humildes em poderosos missionários de Deus. Restaurou a vida de muitos doentes e enfermos que lançaram aos seus pés. Através de Jesus, Deus agiu de forma grandiosa e de maneira que a eternidade estivesse na vida de cada um de nós. Desta forma, a sua presença pode fazer uma imensa diferença neste mundo. Por mais que esperemos o seu agir em nossa vida de forma miraculosa, cada vez mais O vemos usar as coisas loucas do mundo para nos chamar a atenção. Cônjuges tocados pelo Senhor voltam para casa. Filhos que largam a sua arrogância juvenil e honram seus pais. Estes tocados pelo profundo amor de Deus acolhem seus filhos. Deus nos chama a prestar a atenção em nossa própria vida, nas coisas que podemos realizar para mudar a vida daqueles que estão ao nosso lado. Deus nos chama a ser reconciliadores d’Ele para com o mundo, isto nos dá a grande missão de glorificá-lo na terra como Jesus fez. Para que isso seja uma realidade em nossa vida, será necessário deixar que Ele nos use como seus instrumentos neste mundo.

Oração: Senhor amado, dá-nos o discernimento para enxergar o teu mover em nossa vida hoje. Que possamos entender o teu agir em meio a nossa vida e nos permitir ser usados como instrumentos de tua vontade, para que todas as pessoas possam ver a tua glória hoje, da mesma forma como foi no tempo de Jesus. É o que oramos m nome d’Ele. Amém!

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti