domingo, 18 de janeiro de 2009

Coragem para Mudar

Tem uma piada sobre psicólogos-terapeutas que diz o seguinte: “Quantos terapeutas são necessários para mudar uma lâmpada queimada? Nenhum. Ela precisa querer mudar”.
Embora seja necessário que os outros nos ajudem a crescer, também é preciso que tenhamos vontade de fazê-lo. É comum não querermos realmente crescer, pois isto requer examinar o que tem dentro de nós, e tememos o que poderíamos ver.
por exemplo, temos sempre receio de mudar nossas vidas e entregá-las nas mãos do Senhor, pelo simples fato de que são nossas, e entendemos sermos os melhores condutores para elas. Jesus nos incita a ouvir, nos indica que o começo de uma mudança ocorre quando nos dispomos a ouvir. Quando ouvimos de verdade, começamos a transformar nossa existência.
Porém, esta transformação, muitas vezes, requer a quebra de muitos paradigmas e dos pré-conceitos que trazemos para nossa relação com Deus. Para mudar é necessário estar disposto e, principalmente, começa quando temos um bom ouvido.
Muitos que estão sentados nos bancos das igrejas, culto após culto, entretanto não estão a ouvir de verdade. São crentes “lustra-móveis”, que sentam e limpam as cadeiras, mas que a palavra não faz nenhum efeito em suas vidas, porque não tem ouvidos para ouvir.
Jesus estabeleceu uma distinção entre as pessoas que estavam interessadas em mudar a própria vida e aquelas que não estavam. “Quem tem ouvidos, ouça”. Ele partiu do princípio que todos eram capazes de mudar e, mais ainda, em crescer como pessoas, desde que estivessem dispostos a aceitá-lo como Senhor de suas vidas.
E você, está disposto a ouvi-lo? Para crescer como cristãos é necessário ter coragem para mudar; lidar com o inesperado; confrontar-nos com nós mesmos nos recantos mais escuros da nossa alma, mas iluminados pela luz da Palavra do Senhor, somos levados a crescer. Para isso é preciso querer.
Pois a fé vence o medo, transforma a existência daqueles que têm ouvidos abertos para ouvir a voz do Senhor. Você tem?

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti