terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 19/09/2013

Assumindo a Nossa Fé

Texto Bíblico: Jó 1.12: “Disse o Senhor a satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E satanás saiu da presença do Senhor”.

Reflexão: Todas as vezes que leio a autorização do Senhor para que satanás pudesse por a mão em todas as coisas que estavam sob o poder de Jó, fico imaginando se um dia fosse permitido por Ele algo semelhante em nossa vida. Quando satanás questionou a fidelidade de Jó, ele usou um argumento que está nos corações dos homens sempre: pode o homem amar a Deus mesmo que sua vida não possua nada que possa ser motivo de adoração a Ele? Satanás usou este mesmo argumento, afirmando que Jó só amava Deus, porque Ele o havia abençoado com todo tipo de benesses. Diante deste argumento, o Senhor deu permissão para que ele pudesse retirar todas as bênçãos que Jó tinha, entretanto, não permitiu que ele o tocasse. Deus fez uma aposta no amor de Jó! O Pai conhecia o coração dele e, por isso, deu autorização para que satanás o tocasse. Imagino se algo semelhante acontecesse conosco, Deus confiaria no meu, ou no seu amor por Ele, a ponto de permitir tal investida de satanás? Seriamos fiéis a Ele, mesmo perdendo tudo que está sob nosso poder, inclusive a herança do Senhor para nós, os nossos filhos? Sinceramente, não sei se poderíamos suportar tamanho teste de fidelidade e amor. Porém, ao apostar em Jó, Deus também faz uma aposta em nós. Jó representa todos aqueles que são tementes a Deus, que querem viver sob a sua vontade. Este Jó, pode ser cada um de nós. O apóstolo Paulo já nos indicava que testes como este poderiam ser realizados a qualquer momento em nossas vidas: “vocês devem estar prontos para responder qual era a razão da vossa esperança”, diz o apóstolo. Deus fez uma aposta com satanás e nela estava em jogo a nossa capacidade de amá-lo, apesar de todas as circunstâncias que cercam a nossa vida, sejam elas boas ou más. O Senhor confia que a nossa decisão por Ele é um ato único, movido por uma entrega comprometida de nossa vida por inteiro, não havendo lugar para arrependimentos e/ou injustificada formas de manipular com a nossa conversão. O Senhor espera que nós sejamos íntegros e fiéis a nossa fé!

Oração: Senhor amado, dá-nos a capacidade de sermos fiéis mesmo quando todas as coisas que cooperam para nosso bem, não sejam as esperadas por nós. Dá-nos fé para continuarmos te amando, mesmo quando não exista nada em nossas vidas, a não ser a esperança da tua presença a nos consolar. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti