quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 25/09/2013

O Testemunho Respalda a Fé

Texto Bíblico: Jó 4.3-6: “Você ensinou muita gente e deu forças a muitas pessoas desanimadas. Quando alguém tropeçava, cansado e fraco, as suas palavras o animavam a ficar de pé. Mas agora que chegou a sua vez de sofrer, como é que você perde a paciência e a coragem? O seu temor a Deus não lhe dá confiança? A sua vida correta não o enche de esperança?”.

Reflexão: Elifaz faz a sua primeira repreensão a Jó. Ele questiona as suas palavras de lamento, fazendo refletir sobre o que sua vida tinha representado para as pessoas que com ele conviveram. Será que seus ensinos não serviriam para sua vida, era pergunta de Elifaz? Você Jó, está esquecendo como ajudou tantos quando passavam pelas mesmas dificuldades que você esta agora passando? Será que as palavras que traziam conforto e paz para as pessoas, não servem para confortar seu coração e te dá paz? O temor a Deus que é tão presente em sua vida, não serve agora para te dar confiança? Tudo que Ele te fez viver, não traz esperança para estes novos dias? Elifaz questiona a fé de Jó, e como ele estava enfrentando o seu sofrimento. O questionamento de Elifaz é o que muitos fazem contra pessoas que dizem ter fé, até vivem de maneira que passam a ideia de serem fortalezas da fé, mas que no primeiro contratempo, desmoronam e caem em contradição com suas crenças e convicções. Por isso, não podemos viver nossas crenças de forma irrefletida e sem compromisso. Embora não tenha sido o caso de Jó, afinal o próprio Deus conhecia sua fé, mas esta advertência serve para muitos que não conseguem a continuar a ser exemplo de fé quando a situação de suas vidas muda. Ou nossa fé funciona de forma efetiva sobre a nossa vida, ou não é uma fé verdadeira. A nossa fé deve ter duas atitudes: trazer a nossa memória as bênçãos que recebemos de Deus. revelar o caminho da esperança, para que sempre tenhamos nossos olhos fitos naquele que pode nos conceder tudo o que precisamos. Nossa fé deve servir para respaldar o nosso testemunho, ou estaremos vivendo uma mentira, que nos fará envergonhar o Deus que dizemos servir. Que o nosso testemunho de vida sirva para abençoar as pessoas que estão ao nosso redor, tanto quanto abençoa a nossa própria vida.
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a servi-te com fidelidade em todos os momentos. Quando precisarem de nós, que sejamos fiéis as nossas convicções, da mesma forma quando enfrentamos nossas própria lutas. Que o nosso testemunho sirva para educar e para exemplo de como deve proceder um servo teu. É que oramos em nome do Senhor Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti