segunda-feira, 28 de julho de 2008

Alimentando a Nossa Missão

Outro dia vi uma reportagem onde citava minha cidade (para quem ainda não sabe moro no Recife) como a mais violenta do Brasil.
Realmente, não posso deixar de crer naquilo que meus olhos vêm todos os dias nas páginas dos jornais e nas ruas ensaguentadas da minha amada Recife.
Mas o que mais incomoda, é a completa ausência de atos e atitudes governamentais e também da sociedade, que possam tentar reverter o caos social que se envolveu nossa cidade.
É algo muito mais profundo do que apenas uma crise social, causada por uma desvios da política pública de governos. É uma profunda crise espiritual que existe no coração das pessoas.
Não posso deixar de enxergar uma profunda crise de fé no meio de todo este caos social. Pessoas que negam a influência do Senhor Jesus em sua vida de todas as formas. Alguns até afirmam acreditar em Deus, mas não conseguem andar segundo o mesmo Deus que dizem amar.
A vida humana tornou-se tão sem importância, que achamos ter direito sobre a vida de todos, inclusive de tirá-la quando nos incomodam de qualquer forma.
O mandamento divino de não matar, tornou-se completamente desprovido de sentido, pois, pela ótica do mundo atual, desde que tenha motivos, posso fazê-lo sem constrangimento.
Chegamos a ver pessoas sorrindo, inclusive dando "graças a Deus", quando um bandido morre. Não consigo imaginar Jesus agradecendo a Deus pela morte de um soldado romano.
Precisamos rever nossos conceitos sobre justiça, inclusive nós cristãos. Precisamos rever a nossa capacidade de indignação (existe muitos que não se indignam) diante da impunidade que grassa em nosso país. Precisamos aprender que todos têm direito a viver, sem precisar de muros altos, cercas elétricas, cachorros bravios e guarda armada.
Precisamos aprender a refletir sobre nossa responsabilidade civil de escolher nossos governantes e não dar crédito a quem não merece e, principalmente, não permitir a perpetuação de governantes que não cuidam e nem se preocupam com o bem estar de todos.
Mas também precisamos entender, principalmente nós cristãos, que existe algo espiritual em nossa cidade e no nosso país, algo porque devemos e temos que lutar, sob pena de ver a terra que tanto amamos sob ação do mal.
A nossa responsabilidade está em fazer o que nos cabe: pregar o evangelho! Seja oportuno ou não. Com ousadia e com coragem, porque ainda há libertação para os que crêem.
Fred Souto

domingo, 27 de julho de 2008

Há Benção em Fazer a Vontade do Pai

Texto Bíblico: Lucas 22.42: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua”.

Reflexão: Todos nós, parafraseando Jesus, já repetimos esta frase: “faça a tua vontade e não a minha”. A maioria das nossas orações é pedido de bênçãos ao Senhor e, como se fosse uma razão de consolo, caso não sejamos abençoados, repetimos: faça-se a Tua vontade e não a minha. Porém, o sentimento, na maioria das vezes, é que seja feita a nossa vontade e não a d’Ele. Mas não existe melhor coisa do que fazer a vontade de Deus. Não há coisa mais abençoadora para nós do que estar no centro da vontade de Deus. Se nos lembrarmos do momento em que Jesus disse a frase acima, foi o momento de maior ansiedade, temor e sofrimento que Ele passou. No exato instante que Ele disse esta frase, suava gotas de sangue pela dor que estava passando. Mas a vontade de Deus prevaleceu! Sua ansiedade, mesmo depois de todo sofrimento por que passou, transformou-se em um maravilhoso júbilo dos céus. Todas as perguntas que tínhamos foram respondidas pelo cumprimento da vontade de Deus através d’Ele. Todo orgulho que poderia ter; todo o temor que havia invadido seu coração; toda amargura, sofrimento e dor, foram transformados em glória e honra por ter cumprido a vontade de Deus. Se foi assim com Jesus, vai ser assim conosco. Se o cálice de nossa vida está trazendo ansiedade ao coração devemos descansar na vontade de Deus. Se existe sofrimento, dor, amargura, ressentimento e culpa pelo nosso pecado, precisamos nos colocar no centro da vontade de Deus, ajustando a nossa vida ao seu desejo, pois só assim seremos consolados, como foi Jesus: “Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava”. Nosso conforto não está em nos livrarmos dos nossos males, mas em cumprir a vontade de Deus. Nossas bênçãos virão quando o seja feita a Tua vontade, não for um ato ritual de oração, mas a esperança de um coração que crê nas misericórdias do Senhor.

Oração: Senhor Jesus, alegra o nosso Espírito com Tua presença para que sempre confiemos em Tuas promessas, na Tua misericórdia e, principalmente, em Tua direção. Que a nossa benção seja ganha por estarmos sempre na Tua presença. É o que te oramos em Teu nome. Amém!

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti