quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 26/09/2013

Desfrutando da Graça

Texto Bíblico: Jó 4.16-19: “Alguém estava ali; olhei bem, mas não pude ver a sua forma. Houve silêncio, e depois ouvi uma voz, que disse: Será que alguém pode ser correto diante de Deus? Será que alguém pode ser puro aos olhos do seu Criador? Deus não confia nem nos seus servidores celestiais e até nos seus anjos ele encontra defeitos. Então você pensa que ele vai confiar nos seres humanos, que são feitos de barro, que foram criados do pó e que podem ser esmagados como uma traça?”.

Reflexão: Elifaz continua sua exortação contra os lamentos de Jó, desta vez ele afirma ter tido uma visão e ouvido uma voz que repreende o homem que pode se achar correto e puro aos olhos de Deus. Como poderia isso ser possível, se até nos anjos Ele encontra defeitos? Como então confiar em seres humanos? Esta argumentação de Elifaz é a mesma que muitos fazem, pois o homem não pode alegar bondade, retidão e pureza diante de Deus, para reivindicar nenhum tratamento especial. Até mesmo em seus servos mais fiéis, nós encontramos defeitos que desonrariam sua condição. Por isso, não podemos questionar quando a justiça e a disciplina de Deus nos alcançam. Também não podemos reivindicar nenhum tratamento especial por nossas “possíveis virtudes”, porque elas devem se manifestar de acordo com a fé que dizemos ter. O grande problema do ser humano, é acreditar sempre que somos merecedores das dádivas divinas, enquanto trabalham na obra, ou seja, Deus teria que nos abençoar a cada dia que passa, servindo-o, pois esta é não é a forma d’Ele agir. Deus não é um atendente do balcão celestial, que a cada dia na sua presença, nos tornamos merecedores de bônus em nossa conta celestial. Deus não nos deu a sua graça porque somos merecedores, tudo que recebemos d’Ele, foi em razão do seu amor por nós. Nenhum dos nossos dias ao seu serviço, nem todos juntos, podem ser merecedores da graça que Ele nos deu em Cristo Jesus. Por isso, a argumentação de Elifaz fez a Jó, é feita a nós hoje também: você não tem correção, retidão e pureza em sua vida que te possa reivindicar nenhuma benesse da parte de Deus! Fomos agraciados porque Ele nos amou primeiro, assim, não há como reivindicar qualquer virtude que possa justificar a graça que nos foi te dada por amor.
Oração: Senhor querido, somos gratos pela vida de Jesus que nos a oportunidade de viver de novo em tua presença e sermos abençoados por toda sorte de bênçãos advindas de tua maravilhosa graça. Que nunca possamos nos esquecer de quem nós somos e de quem tu és, pois assim seremos gratos eternamente. É o que oramos e agradecemos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti