sábado, 10 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 10/08/2013

O Caos da Ausência de Deus

Texto Bíblico: Jeremias 2.13: Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”.
Reflexão: Quando Jeremias foi chamado por Deus para ser profeta em Israel ele ainda era uma criança. Mas o Senhor o colocou como profeta no meio do seu povo para poder levá-lo a uma nova condição de comunhão com Deus. Mas aquele era um povo que não queria seguir a vontade do Senhor. Eles se afastaram deliberadamente do seu Deus para viver como queriam. Ao invés de beberem da fonte da água da vida, saíram pela vida a cavar cisternas para poder saciar sua sede. Num país com um baixo índice pluviométrico, a cisterna serve para acumular água da chuva para os momentos de dificuldade com a seca. Mas esta atitude revela a incoerência de sua atitude, pois eles tinham uma fonte ao seu lado a jorrar todo tempo, uma fonte que nunca secaria. Comparando com a nossa vida espiritual, seria buscar uma fonte de água paralisada, estagnada, enquanto ao nosso lado corre um rio de águas caudalosas. Não podemos comparar a qualidade de nossa vida quando estamos ao lado do Senhor, sendo alimentado pelo Espírito Santo, com uma vida longe da sua presença. É como se o caos tivesse tomado conta da nossa vida, porque uma vida que não tem comunhão com o Senhor Jesus, torna-se seca, árida e sem nenhuma capacidade de regar a nossa esperança e produzir vida em abundância. Jesus nos incita a busca-lo com a disposição de encontrar, de provar da sua presença e mais do que isso, de tornar-se como Ele, a sua imagem e a sua semelhança. O erro de Israel foi acreditar que poderia viver longe de Deus e buscar em outros deuses a sua esperança. Terminaram subjugados por outros povos, aprisionados como escravos, vivendo num cativeiro por mais de setenta anos. Não há como viver sem esta comunhão sob pena de transformarmos a nossa vida num terreno árido e sem esperança. Jesus nos chama a beber da água da vida; aquela que Ele nos dá, pois depois de beber dela, jamais teremos sede. Deixemos de lado as cisternas rotas, que não retém água, que não conseguem nos suprir nos momentos de sequidão da nossa alma e que transformam a nossa vida num caos espiritual. Esta deve ser a nossa prioridade, fazer do Senhor Jesus a fonte da nossa vida, para que nunca percamos a comunhão com Ele.
Oração: Senhor amado, perdoa-nos quando nos afastamos deliberadamente de ti para buscar as nossas próprias cisternas e fontes espirituais imaginárias. Ajuda-nos a vencer a nossa própria arrogância e vaidade de achar que podemos viver sem a tua presença. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 09/08/2013

O Banquete do Senhor para Nós

Texto Bíblico: Salmo 6.8-10: Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade, porque o Senhor ouviu a voz do meu lamento; o Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor acolhe a minha oração. Envergonhem-se e sejam sobremodo perturbados todos os meus inimigos; retirem-se, de súbito, cobertos de vexame”.
Reflexão: O livro dos Salmos inicia com um ensino que perdurará do primeiro ao ultimo versículo: bem aventurados serão aqueles que se afastarão do mal e dos que vivem na maldade. Assim, tendo este princípio como norte, o livro retrata a boa decisão daqueles que vivem apartados do mal e da iniquidade que graceja no mundo. Os versículos acima nada mais são do que a continuação deste ensino e nos exorta a torná-los uma realidade em nossa vida também. Às vezes, por tentar conviver com aqueles que estão ao nosso redor, sem impor a nossa crença e sem parecermos radicais, negligenciamos os ensinos do Senhor de nos afastarmos da iniquidade de um mundo que jaz no maligno. Precisamos não apenas nos afastar do mal, mas nos livrar de uma aparência que nos torna parte de uma natureza pecaminosa e apartada de Deus. A promessa que o Senhor tem para nós é de cuidado, segurança e amor, de maneira que possamos vencer as aflições e as tribulações que afetam a nossa existência. Ao por nossos pés no caminho que Jesus traçou para nós, precisamos ter em mente que, as tentações para que saiamos do caminho, serão enormes e poderosas e virão dos lugares e das pessoas que menos esperamos. Os inimigos, como nos ensinou Jesus, serão da nossa casa, ou seja, aqueles que estão mais perto de nós e que tem o poder de nos atacar mais traiçoeiramente. Mas a promessa continua a ser: “Não temas que estou contigo”! Assim, clamando ao Senhor dia e noite, suplicando por sua misericórdia e bondade e rendendo ações de graças por todas as bênçãos que d’Ele recebemos. Esperar no Senhor, aguardar o dia do banquete que Ele fará na presença dos nossos inimigos; crendo na concretização da esperança que Ele pôs em nosso coração e o supridos em todas as nossas necessidades. Afastarmo-nos da manifestação do mal é o primeiro princípio para construirmos a nossa caminhada cristã. Segundo, devemos buscar o Senhor para que Ele nos dê a direção, acolhendo as nossas orações, para que sejamos bem aventurados em sua presença. Este é o significado da fé nas vidas daqueles que se colocam diante do Senhor dia a dia, suplicando que Ele acolha as nossas orações.
Oração: Amado Jesus, somos eternamente gratos por tua vida, pois ela nos concedeu uma chance para vivermos longe do mal. Tu nos ensinaste que é possível, por isso, clamamos por tua misericórdia e bondade, de maneira que sejamos abençoados por tua presença. É o que oramos em nome do Senhor Jesus. Amém!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 08/08/2013

O Caminho das Lágrimas

Texto Bíblico: Salmo 6.6-7: Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro. Por causa dos meus inimigos, os meus olhos estão inchados de tanto chorar, e quase não posso enxergar”.
Reflexão: Qual a razão de suas lágrimas hoje? O que encharca seus olhos de lágrimas a ponto de te deixar cansado da luta e da situação que você vive? Talvez estes versículos reflitam o sentimento que permeia o seu coração e que transforma suas noites numa escuridão maior do que a noite. Existem noites que são mais escuras do que outras. A escuridão da dor, da tristeza e da falta de esperança nos impede de enxergar a saída para nossas aflições. Entretanto, por mais difíceis que sejam estes dias, não podemos permitir que este aperto do nosso coração e as lágrimas que embotam os nossos olhos, impeçam de enxergar a fé que move a nossa esperança. Embora estes serão dias que vemos as nossas forças se esvaírem, porque tentamos de todas as maneiras, vencer as lágrimas, a tristeza e a dor machuca a nossa vida. Entretanto, por maior que seja a nossa aflição, não podemos transformar a nossa cama num leito de dores e tristezas, porque a promessa do Senhor é de que as nossas noites podem até produzir angustias, mas, pela manhã, a alegria do Senhor renova as nossas forças. Por mais que esteja doendo, por maior que sejam as nossas aflições, mesmo que as lágrimas insistam em molhar a nossa face, precisamos confiar na promessa do Senhor de que sempre nos fortalecerá através da sua palavra. As nossas lágrimas levam até ao Senhor o clamor dos nossos lábios, porque bem aventurados serão os que choram, pois serão consolados. As nossas aflições encontrarão o consolo do Senhor, pois a sua misericórdia dura eternamente. O apóstolo Paulo nos motiva a clamar ao Senhor nos momentos de ansiedades, quando a aflição toma conta do nosso coração e mente, porque o Deus da paz agirá ao nosso favor, guardando o nosso coração e a nossa mente na paz que excede nosso entendimento. Aprendamos com Jesus, no momento de maior dor, tristeza e aflição, seu consolo estava nos Senhor, pois o melhor para Ele era fazer a vontade, mesmo que esta vontade o levasse a cruz e a morte. Este é o caminho das lágrimas, lugar de dor, tristeza e desesperança, mas um caminho que nos leva a presença do Pai.
Oração: Querido Senhor, enxuga os nossos olhos, porque estão embotados de lágrimas. Consola a nossa tristeza, pois ela tem nos deixado sem esperanças. Ajuda-nos a viver sob a esperança da tua misericórdia e bondade, pois só assim, seremos agraciados coma tua paz. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 07/08/2013

Senhor, Até Quando?

Texto Bíblico: Salmo 6.3-5: Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, Senhor, até quando? Volta-te, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por tua graça. Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?
Reflexão: Talvez seja este o clamor de todos os que esperam ansiosamente pela providencia de Deus: Senhor, até quando? O grito do salmista parece encontrar em nossas próprias vidas canais que ressoam este mesmo desejo: até quando nós esperaremos pelo teu mover Senhor? Vivemos num mundo que jaz na malignidade, enquanto aguardamos pela redenção que Jesus Cristo trará a nossa vida. As dores dos nossos dias, as enfermidades que minam a nossa força física e que destroem a integridade da nossa fé, nos colocam de joelhos aos pés do Senhor clamando por sua misericórdia e bondade. Ficamos sujeitos às aflições de um mundo que tenta minar a nossa capacidade de ter comunhão com o Senhor, pois a nossa vida, embora estando sob a liberdade que a graça nos concede, ainda vivemos em meio a um povo de lábios e corações impuros. A nossa salvação só estará completa no dia de Cristo, portanto, enquanto vivermos neste mundo, estaremos sujeitos às tribulações e as tentações que têm como única finalidade matar a nossa fé, roubar o nosso amor e destruir qualquer possibilidade de sermos salvos pelo Senhor Jesus. Assim, como temos a consciência de que não há a salvação a partir de nós mesmos, nem dos atos que produzimos, somos instados a nos voltar para o Senhor em arrependimento e viva fé, para que Pai, ouvindo-nos, incline seus ouvidos e nos conceda a sua misericórdia para livrar a nossa alma da morte eterna, pela graça que está em Cristo. E esta possibilidade só pode ser alcançada enquanto houver vida correndo em nossas veias, porque, depois de mortos, estaremos definitivamente na presença do Senhor, seja para perdição, seja para salvação eterna. Portanto, que a nossa oração possa revelar a confiança de que o nosso Senhor estende sobre nós a sua presença, a fim de que tenhamos fé suficiente para continuar firmes, mesmo quando os laços de morte nos cerquem, nós possamos confiar em nosso pastor; mesmo quando a tribulação nos alcance, que não percamos a esperança.
Oração: Querido Pai, que a nossa perplexidade ante as aflições que este mundo nos traz, não nos impeça de continuar caminhando com os olhos fitos em ti. Que a tua benção caia sobre nós, para que esperemos em segurança e paz a revelação da tua presença. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 06/08/2013

Perdoados pela Graça

Texto Bíblico: Salmo 6.1-2: Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados”.
Reflexão: A construção de uma vida cristã passa necessariamente pela entrega de nossa própria vida a exclusiva vontade de Deus. Assim, não há como nos escondermos de sua presença, porque Ele conhece cada um dos nossos pensamentos. Portanto, ao nos apresentarmos diante d’Ele em oração, precisamos acreditar que, ao seus olhos, somos como a mais transparente das águas e nenhum dos nossos atos passa despercebido. Por isso, devemos clamar pela misericórdia e pela bondade de Deus, pois, se Ele não tiver compaixão de nós, seremos destruídos por sua justiça. Como o salmista, precisamos reconhecer a nossa condição de pecador e entender a ira do Senhor em relação a esta condição da nossa natureza. Desta forma, clamemos para que o Senhor seja magnânimo em sua misericórdia e bondade, para que não sejamos reduzidos à coisa de nenhum valor. Embora merecêssemos o salário do nosso pecado, nós fomos agraciados pelo amor de Deus, que nos deu seu Filho, para que cumprisse a justiça que o nosso pecado merecia.  Muitas pessoas acreditam que têm qualidades suficientes para se apresentar diante de Deus, entretanto, a luz do Senhor ilumina as nossas trevas e revela-nos quem verdadeiramente somos. O apóstolo Paulo nos ensina que quando somos fracos é que somos fortes, portanto, ao nos apresentarmos em humildade, como pecadores que somos, reconhecendo a nossa pequenez diante do Deus Todo Poderoso, sairemos abençoados e cobertos por seu amor, misericórdia e bondade. Podemos provar do poder miraculoso de um amor que pode sarar as nossas feridas, curar-nos de nossas enfermidades e nos conceder o poder libertador do perdão sobre os nossos pecados.  Este é o poder da graça sobre nossa existência!. Um poder que nos transforma de uma maneira tão profunda, que nunca mais nos apresentaremos ante ao Senhor, sem estarmos completamente rendidos a sua glória, para que possamos ser libertos dos nossos pecados por amor do nome de Jesus Cristo.
Oração: Amado Senhor, que nós possamos estar completamente rendidos a ti, para que possamos provar do poder de sua graça em nossa vida. Que a tua face resplandeça sobre a nossa face e a tua misericórdia nos envolva eternamente em teu amor. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Rev. Fred Souto

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 05/08/2013

Uma Espiritualidade Forte

Texto Bíblico: Romanos 8.28: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
Reflexão: A vida cristã nunca foi e nem nunca será um voo em um céu sem nuvens. Entretanto, algumas pessoas precisam acreditar nesta “teologia de prosperidade”, para poder continuar crendo em seu Deus. O apóstolo Paulo nos revela que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Assim, os dias maus, as aflições e as tribulações que nos afetam, também faz parte do “todas” que o apóstolo cita na sua carta. O Senhor nos trouxe dos lugares mais escondidos em que vivíamos presos aos grilhões do pecado sob o qual estávamos subjugados. Quando entendemos isso, passamos a viver numa outra condição de fé, pois a nossa esperança será construída sob bases solidas, onde os adereços de uma espiritualidade frágil e desprovida da verdade do Evangelho, serão removidos. A nossa fé só será verdadeiramente forte e capaz de vencer estes momentos, quando pudermos compreender que Jesus só será fundamental para nossa vida, quando pudermos enxerga-lo, mesmo nos dias em que não enxergamos sua face. Andar com os olhos fixos no Senhor da glória, porque se tirarmos os olhos d’Ele, perderemos a oportunidade de provar verdadeiramente da misericórdia e da bondade de Deus. Como tantos heróis da bíblia, provaremos de um caminho difícil, árduo, mas o único caminho que devemos percorrer. Um caminho que muitas vezes, são como vales de morte, desertos, cuja aridez, traz imensos desafios a nossa fé. Conheceremos a verdade absoluta que nos fará jogar por terra e tentar nos livrar de todas as mentiras e enganos aos quais fomos submetidos e pelos quais vivíamos. Todas as coisas cooperam para o nosso bem, por isso não podemos perder a fé que o amor de Deus por nós, que nos deu Jesus Cristo, possa fortalecer a nossa espiritualidade, de forma que nunca mais sejamos tentados a desistir da nossa fé por causa dos percalços da nossa vida.
Oração: Senhor amado que tua misericórdia e bondade nos acompanhem todos os dias para que nossa vida seja contada a partir da comunhão que temos contigo. Ajuda-nos a vencer os dias maus, aqueles que não conseguimos enxergar a tua face. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Rev. Fred Souto

domingo, 4 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 04/08/2013

Um Deserto de Bênçãos

Texto Bíblico: 1º Samuel 23.14: “Permaneceu Davi no deserto, nos lugares seguros, e ficou na região montanhosa no deserto de Zife. Saul buscava-o todos os dias, porém Deus não o entregou nas suas mãos”.
Reflexão: Existem períodos de nossa vida que o deserto se torna a nossa casa. Tempos de sequidão, dias de fome, onde ansiamos encontrar um oásis para descansar e refrescar das dificuldades do dia a dia. São períodos de grande escassez, mas que sempre encontraremos cavernas para nos refugiar do frio e do calor destes dias. Mas serão neles que provaremos da deliciosa companhia de nosso Deus. Se confiarmos em sua providência, sempre o encontraremos na brisa suave que sopra em nosso rosto, o conforto e a paz de seu Espírito. Por mais perseguidos que sejamos, nunca nos acharão, porque Ele é o nosso refúgio bem seguro nestes dias de tribulação. Enquanto descansamos de nossas dificuldades, o guarda de Israel não dorme e está sempre ao nosso lado velando o nosso sono. Nas batalhas que enfrentamos, Ele é quem nos livra dos laços da morte e da impiedade que tenta nos fazer prisioneiros. Neste dia, o Senhor ouvirá o nosso clamor e pelejará por nós e ao nosso lado. Será Ele quem guiará as nossas mãos nas batalhas da vida e quem nos dará sabedoria e força para enfrentar os desafios que temos pela frente. No seu caminho perfeito estarão os nossos pés e em sua palavra de fidelidade estará firme a nossa esperança, Ele será o nosso escudo e o nosso refúgio, pois em suas bondosas e cuidadosas mãos entregaremos nossas vidas. Assim, guiado e protegido pelo Senhor, enfrentaremos estes dias difíceis, confiando apenas na providência, na fidelidade e no cuidado do Senhor para conosco. Os nossos inimigos nãos nos acharão, os laços de morte não nos apertarão e a iniquidade não nos alcançará, porque o Senhor cuidará de nós. Nestes dias, o louvor sairá fácil de nossos lábios, então glorificaremos o nome do Senhor, porque Ele tem cuidado de nós. Então, o deserto se tornará um lugar de bênçãos, porque o Senhor nos visitará e suprirá cada uma das nossas necessidades em Cristo Jesus.
Oração: Senhor querido, faz-nos enxergar as bênçãos de teu suprimento. Alimenta o nosso espírito com a tua palavra para que possamos enfrentar os momentos de dificuldade em nossa vida, sempre confiando em teu livramento e cuidado. Que os nossos pés estejam em teus caminhos, a tua verdade em nosso coração e por tua vida possamos caminhar sempre. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Rev. Fred Souto

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti