quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Maná do Senhor: 18/07/2013

Agindo em Favor do Senhor

Texto Bíblico: Jó 35.6-8: "Se você peca, isso não atinge a Deus lá no alto; as suas faltas, por muitas que sejam, não vão prejudicar a Deus. Se você faz o bem, não está ajudando a Deus; ele não precisa de nada que é seu. São os outros que sofrem por causa dos pecados que você comete; e também são eles que são ajudados quando você pratica o bem".

Reflexão: Jesus, nos ensina que os abençoados do Pai, seriam aqueles que receberam o reino de Deus como crianças. Estes se importariam com a necessidade do próximo, matando sua fome e sede; hospedando-os quando na tivesse casa; vestindo-os quando estivessem sem roupas; cuidando dos doentes e visitando os que estavam presos. Estes atos seriam vistos nos céus, não apenas como atos de bondade para com os mais humildes, mas a favor do próprio Jesus. No momento que nos dispusermos a cuidar daqueles que mais necessitam de cuidado, estaremos realizando uma obra que move as bênçãos dos céus em nosso favor. Não que façamos estas coisas para alcançar as benesses de Deus para nossa vida, porque nenhum ato de nossas vidas pode influenciá-lo, mas estes atos farão uma grande diferença em nosso ambiente de vida terrena. Eles serão respostas às orações dos mais necessitados, são a prova inconteste de que Deus age neste mundo através das mãos daqueles que têm o coração de servo e que se dispõe a servi-lo, enquanto servem aos seus irmãos. Muitos o fazem para alcançar a salvação, como se fosse uma resposta aos atos equivocados que cometem na vida. Nenhum ato, seja ele bom ou ruim, pode fazer diferença no que Deus pensa de nós. Ele conhece o nosso coração e não se deixa envolver por atos de nossas mãos. Outra coisa é que nenhuma obra de nossas mãos poderá nos dar condição de reivindicar do Senhor a nossa salvação. Ela nos é dada pela graça e não por atos de nossa vida: é um presente de Deus para nós! Portanto, as nossas obras deverão revelar a fé que habita em nosso coração, pois quem tem uma fé verdadeira, realiza as obras que o Senhor põe em suas mãos, agindo neste mundo como ministros da nova aliança que Jesus trouxe para os homens.

Oração: Senhor querido, perdoa-nos quando, equivocadamente, realizamos obras pensando que podemos alcançar teu coração e move-lo a nos abençoar. Perdoa-nos quando, por ignorância de tua palavra, tentamos negociar com estas obras, um lugar ao teu lado. Obrigado por tua graça, pois ela nos faz depender apenas de Jesus para alcançarmos a nossa salvação. É o que agradecemos em nome de Jesus. Amém!

O Maná do Senhor: 17/07/2013

Iluminando as Trevas do Mundo

Texto Bíblico: 1ª João 1.5-7: "Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado".

Reflexão: Uma das grandes críticas que fazem aos cristãos é que a prática não condiz com o discurso. Recebemos uma mensagem e esta precisa ser repassada, se necessário com palavras. A mensagem é que Deus é luz e que n'Ele não há trevas nenhuma. Portanto, a mensagem que recebemos, é que o Senhor ilumina nossa vida, porque n'Ele não há nenhuma sombra de mudanças. Ter comunhão com Ele nos remete a uma vida sem sombras, sem trevas e completamente transparente, limpa e, principalmente, iluminada. Como nos ensinou Jesus, nós somos uma luz para o mundo e esta luz não pode ficar escondida. Uma luz que não ilumina, que não indica o caminho e que não revela as trevas em que estamos, não serve para o mundo. O nosso exemplo vem de uma vida que foi iluminada pela luz do Evangelho, que nos transformou pela renovação de nossos corações e mentes. Dizer que temos comunhão com Deus e não ter com aqueles que estão ao nosso lado, além de não revelar o amor de Deus em nossos corações, nos faz viver a hipocrisia de não ser o que dizemos crer: "que Jesus é o nosso Senhor". Se Ele é Senhor de nossa vida, se nós temos comunhão com Ele, então comungamos com seu amor e em nossa vida não deve haver mudança quando nos relacionarmos uns com os outros. A verdadeira comunhão com o Pai, passa pela expressão de sua vontade em nossa vida. Nós somos os seus ministros da sua reconciliação com o mundo. O mundo não reconhecerá a legitimidade da nossa fé, se não observar a face do Senhor através de nossa vida. Se não conseguirem enxergar amor, bondade, paciência, controle de nossos temperamentos, paz em nossas relações e alegria em servi-lo e uma fidelidade que nos faz perseverar mesmo nos momentos mais difíceis de nossa vida, não poderão crer que Jesus pode ser o Senhor de suas vidas também. Enquanto alimentarmos, deliberadamente, sentimentos e ações que não condizem com a vida de uma pessoa que tem Jesus como Senhor, não poderemos dizer que somos seus Filhos e instrumentos d'Ele para o mundo em que vivemos. Se Jesus nos libertou do pecado, vivamos como libertos, como mensageiros do Senhor, pregando através de nossas ações e palavras, que esta é a mensagem que nos transformou e que nos faz viver a sua verdade todos os dias de nossa vida.

Oração: Amado Jesus, pedimos-te perdão porque, muitas vezes, nossos atos e palavras não revelam o imenso amor que tu tens por nós. Ajuda-nos a viver segundo a tua palavra, agir segundo a tua vontade e viver conforme tu viveste. É o que oramos em teu nome. Amém!

terça-feira, 16 de julho de 2013

O Maná do Senhor: 16/07/2013

Seguros pelas Mãos do Senhor

Texto Bíblico: Salmo 73.21-23: "O meu coração estava cheio de amargura, e eu fiquei revoltado. Eu não podia compreender, ó Deus; era como um animal, sem entendimento. No entanto, estou sempre contigo, e tu me seguras pela mão".

Reflexão: Não existe ocasião para nos deixar mais cegos e irracionais ante as situações, quanto naqueles momentos que estamos cheios de amargura. A amargura traz a sombra da dor e do sofrimento ao nosso ser, impedindo que nós possamos encontrar o caminho para liberdade da prisão que ela nos impõe. O salmista entendeu que a amargura causava revolta ao seu coração, tornando a ira e a mágoa companheiras inseparáveis do seu dia. Ainda mais, deixava-o sem a compreensão correta do que Deus queria para sua vida. Fugia-lhe o entendimento, tornando-se um animal sem nenhuma razão, agindo apenas pelo instinto de sobrevivência. Se nós permitirmos que a amargura tome conta da nossa alma, ela nos transformará em seres completamente embrutecidos, cuja sensibilidade será destruída pela dor e pela tristeza. Quando a amargura nos toma, deixa-nos sem esperança de encontrar soluções que possam nos fazer ter alegria novamente. Ela consome cada pedaço de esperança, de alegria e força que há em nossa existência, destruindo a nossa capacidade de viver, fazendo com que a tristeza tome conta dos nossos dias. A amargura inviabiliza a fé, porque impede o agir de Deus em nossa existência, pois não damos importância ao conhecimento que o Senhor deseja que nós tenhamos de sua providência. Mas o salmista sabia que esta seria uma armadilha a sua comunhão, portanto, manteve sempre ao seu alcance a mão do Senhor. A mão que nos conduz, mesmo que andemos em vales onde a sombra da morte nos assombra. A mão que nos fortalece nos momentos difíceis e mesmo que caiamos, Ela sempre nos levantará, porque esta é a sua promessa. A mão que nos leva por pastos verdejantes e para águas que refrigeram a nossa vida. A destra da justiça que nos impede de sermos julgados pelo nosso pecado, pois são as mãos que onde foram cravados os pregos da nossa culpa na cruz do calvário. Se estivermos seguros pelas mãos do Senhor Jesus, podemos até ser afligidos, mas não seremos destruídos; atribulados, mas manteremos a fé e a esperança de que, na sua companhia, venceremos o mundo como Ele também venceu.

Oração: Querido Senhor, não permitas que o nosso coração seja destruído pela amargura e pelo ressentimento. Dá-nos sempre uma porção do teu amor e da sabedoria que conduz nosso entendimento em tua vontade. Que o teu Espírito Santo nos conduza por teu caminho e verdade, para vivamos como tu viveste. Oramos sempre em nome de Jesus Cristo. Amém!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

O Maná do Senhor: 15/07/2013

Aprendendo a Servir

Texto Bíblico: Atos 11.22-24: "A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor".

Reflexão: Dentre os lideres da Igreja primitiva, nenhum deles foi tão importante como Barnabé, mas nenhum deles foi tão pouco citado como ele. Não tinha a notoriedade de um Pedro, de um Paulo, de João, mas foi um servo fiel do Senhor. Precisamos observar seu exemplo, porque ele nos traz grandes lições de como deve se portar um servo do Senhor, enquanto realiza a missão que lhe foi confiada. 1º Ele era submisso a missão da Igreja – ele foi enviado a Antioquia para saber como estava sendo conduzida a Igreja que se reunia ali. Observou que a graça de Deus estava com o povo daquela cidade e isto, alegrou o seu coração, e Barnabé os exortou a continuar firmes na obra que havia abraçado. Seu foco era servir, dar e não receber. Quando somos servos autênticos não temos nenhum direito a pedir – apenas servimos, seja onde for. 2º Ele era submisso ao Senhor – sua missão era servi-lo. Por estar sempre focado em sua missão, não se preocupava se seus discípulos tivessem mais notoriedade do que ele. Por exemplo, Paulo, que foi seu discípulo, tornou-se mais conhecido que ele. Entretanto, ele nunca se preocupou com isso, apenas fez a missão que lhe cabia fazer, porque esta era sua vida, sem medos, sem aspirações pessoais, apenas um servo do Senhor Jesus. 3º Ele vivia o que cria – o testemunho que Lucas nos dá de Barnabé, mostra todo seu caráter. Um homem bom: ele tinha o respeito de todos que o conheciam, pois seus atos revelavam os sentimentos de um coração bondoso. Um homem que cuidava daqueles que estavam ao seu lado. Um homem cheio do Espírito Santo: sua adoração, seu serviço, sua vida revelavam de onde partia a sua força e autoridade missionária. Um homem cheio de fé: ele acreditava e vivia para o seu Senhor e para a missão que Ele o havia confiado. Não há outra reflexão a fazer, a não ser nos questionar: nossa vida se parece com a vida de Barnabé? Seriamos servos da Igreja, do Senhor e dos nossos valores como ele foi?

Oração: Querido Senhor, te pedimos perdão, porque tantas vezes temos vivido como se não houvesse em nossa vida um Senhor, uma missão e valores a testemunhar. Ajuda-nos a ser verdadeiros servos teus, discípulos do Senhor, missionários da tua Igreja e testemunhas da tua graça no mundo. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

domingo, 14 de julho de 2013

O Maná do Senhor: 14/07/2013

Alegrando-nos com a Nova Vida

Texto Bíblico: Salmo 37.4: "Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração".

Reflexão: Talvez a grande dificuldade das pessoas em aceitar Jesus Cristo como Senhor de suas vidas, está no fato do que esta tomada de posição acarreta em sua vida prática. Escuto que as dificuldades serão muitas, porque a sua vida será totalmente transformada em seu dia a dia. Ir à Igreja, frequentar cultos, reuniões de oração, ler a bíblia diariamente, são atitudes que farão parte da sua rotina a partir desta tomada de decisão. Contrariamente inverso a esta, deixaremos de ir aos bares, festas, beber, fumar, não se alegrar mais com o que antes dava prazer. Santo Agostinho, talvez aquele que mais tenha sofrido com este tipo de dificuldade, disse certa vez: "Ame a Deus e viva como quiser". Entretanto, quando verdadeiramente amamos a Deus, Ele transforma nosso querer viver como desejamos, para ter prazer na vontade d'Ele, pois como o salmista nos diz, devemos nos deleitar no Senhor. Quando fazemos isso, Ele altera os nossos desejos, pela transformação que o seu Espírito Santo produz em nosso coração e na nossa mente. Não é uma lavagem cerebral como muitos dizem, mas uma alteração na escala de prioridades que agora ocupa o nosso coração e a nossa mente. Ele faz de nós uma nova criatura, renovada e restaurada pela graça de Deus que está em Cristo Jesus. O deleite que o Senhor nos concede, altera os sentimentos que antes habitavam em nosso coração e concede o devido valor àquelas coisas que antes nos faziam ter prazer. A alegria que havia em atitudes e ações que cometíamos no passado, passam a não ter o sentido prioritário que concedíamos antes. Jesus nos mostra que a nossa vida só terá sentido real, quando estivermos sob a direção do seu Espírito. Neste momento, os sentimentos de felicidade, prazer, contentamento e plenitude espiritual que sempre ansiamos viver, serão outros e a ser buscado noutra fonte: Jesus Cristo. Neste momento, supridos pela unção do Senhor, teremos atendidos os desejos do nosso coração. A promessa é de vida abundante, de plenitude e suprimento da paz e das necessidades que tanto ansiamos e só estaremos plenamente saciados, quando estivermos aos pés do Senhor. Este é o segredo do deleite que temos no Senhor Jesus, pois a nossa vida só será cheia de sentido e plenitude quando estivermos sob a unção e a presença do Espírito Santo.

Oração: Querido Jesus, concede-nos o deleite da vida que tu tens para cada um de nós. Somente ao teu lado desfrutaremos de uma vida plena de sentido e significância. Que tenhamos a tua presença como lugar de descanso, consolo e paz, para que a nossa alegria seja completa. É o que te pedimos em teu nome. Amém!

O Maná do Senhor: 13/07/2013

Permanecer e Obedecer

Texto Bíblico: Romanos 8.1-2: "Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus. Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte".

Reflexão: Duas palavras refletem a atitude de todo aquele que tem a sua vida dominada pelo Espírito Santo: Permanecer e Obedecer. Jesus nos resgatou de uma vida condenada pela nossa natureza pecaminosa, pois ela nos tornava réus da justiça que este pecado nos imputava. Se não há mais nenhuma condenação para aqueles que estão unidos com Jesus Cristo, não há mais justiça a ser cumprida, embora exista uma vida, que liberta das amarras do pecado, necessita ser vivida. Mas a questão não está no quanto eu e/ou você temos do Espírito Santo, mas quanto Ele tem da nossa vida. Se não nos reconhecermos livres desta condenação, nunca tomaremos posse da liberdade que Jesus nos oferece. Seremos eternamente presos as nossas limitações, medos e dúvidas, que impedem a plenitude da graça de Deus em nossa existência. Ao permanecer, somos tomados como aqueles que desejam viver unidos com Cristo, sendo transformados por esta nova natureza, que produz santidade e a libertação do pecado que antes vivíamos. Desta maneira, a palavra de Deus nos transforma, produzindo em nós vontades, desejos e atitudes dirigidas pelo Espírito Santo que agora nos governa. Ao obedecer, somos considerados o testemunho de que Jesus continua a viver e agir neste mundo, como agia no tempo da sua presença terrena. A nossa vida se torna um canal do agir de Deus em meio a um povo que jaz na malignidade, sujeitos a influência nefasta do nosso inimigo. Somos nós que, unidos com Cristo e com os irmãos da fé, revelamos que Jesus vive através de nós. Ser instrumento da reconciliação de Deus com o mundo, ministros da paz, que se estende através das nossas mãos e da nossa voz, a libertação que o Senhor nos oferta. Somos predestinados a sermos como Jesus, semelhantes em atitudes e pensamentos, irmãos que a graça de Deus gerou através da sua vida. Sermos santos como Ele é Santo, é a proposta que o Senhor nos oferece e não há como abrir mão dela, sem abrir mão de sua própria presença. Somos como uma casa velha que Ele comprou com seu sangue. Já somos d'Ele, mas Ele trabalha em nosso caráter e em nossa vida, através de seu Espírito, para que sejamos restaurados plenamente, de maneira que um dia, sejamos apresentados santos, imaculados, sem manchas, nem rugas, transformados para glória de Deus.

Oração: Querido Jesus, recebemos e somos gratos pela libertação da culpa que o nosso pecado nos imputava. Que a nossa vida seja agora um canal do teu agir neste mundo, de forma que o nosso testemunho seja contado como exemplo do teu viver nesse mundo. É o que te pedimos, orando sempre em teu nome. Amém!

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti