quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Arte de Ouvir Antes de Falar

O que você poderia fazer (que não está fazendo no momento) capaz de causar uma tremenda alteração para melhor em sua vida pessoal e profissional, se você fizesse constantemente? Esta frase determina a mudança de nossos hábitos mais arraigados. Ao refletir sobre nossos papéis e ao colocá-los sob esta pergunta, logo verificamos que precisamos mudar, construir outras metas e que devemos fazer algumas alterações em nossas vidas.
Para fazer isso, precisamos construir e desenvolver relacionamentos saudáveis e cooperar para que nosso círculo de amizade e de influência seja um lugar de confiança, parceria e integridade. Como primeiro ponto, é necessário criar uma disposição para ouvir. A grande maioria dos problemas de relacionamento resultam desta nossa incapacidade de nos comunicarmos pelo ouvido: ouvir antes de falar.
Há uma multidão de vozes clamando por nossa atenção. Porém, para ouvir, devemos ter em mente dois objetivos importantes: o ouvir nos liga as pessoas e nos faz aprender com elas. Temos uma tendência forte de atropelar os sentimentos das pessoas, de correr para resolver as coisas através de conselhos. Elas estão falando e nós, sem prestar a mínima atenção do que ela esta dizendo, vamos construindo o nosso conselho, a nossa resposta e o nosso diagnóstico da situação, sem dar ouvidos e nem compreender a verdadeira situação e a profundidade do problema, que os aflige.
Um dos hábitos mais importantes que devemos ter é o de ouvir o que as pessoas tem a dizer. Só fazemos isso quando os nossos ouvidos estão abertos a voz do Senhor, pois ela é que nos dá a direção para o outro e nos dá ouvidos sensíveis para ouvir o outro; ter compaixão de suas necessidades e ajudá-los em suas vidas.
Precisamos compreender antes de ser compreendido. Antes de falar, nós precisamos ouvir atentamente. Jesus sabia disso e ele pediu aos judeus que cressem nas obras que Ele fazia, porque elas dariam a compreensão de quem era filho, e com quem eles iriam contar depois de crer nisso. Ele nos chama a ouvir e tomar posse de todas as bênçãos advindas desta compreensão.
Ao ouvir a sua voz, seguiremos o nosso Pastor e que os levará por pastos verdejantes; para fontes de águas frescas e mesmo que andemos em vales onde a morte nos faça sombra, não temeremos porque Ele estará ao nosso lado. Quando ouvimos o Senhor estaremos prontos para ouvira voz dos que nos rodeiam, pois teremos a mesma compreensão das suas necessidades.
A construção de relacionamentos dignos de confiança, onde a nossa conta corrente emocional esteja sempre no azul com nossos amigos e familiares e preciso que eles nos tenham como dignos desta confiança. Só seremos capazes disto quando os nossos ouvidos estiverem abertos a voz do Senhor, pois ela é que nos dará a direção do coração do nosso próximo, pois somente Ele pode nos dá ouvidos sensíveis para ouvir o outro; ter compaixão de suas necessidades e ajudá-los em suas vidas.

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti