sábado, 8 de novembro de 2008

O Relógio e a Bússola

Vivemos num mundo de escolhas e, por isso, temos que, a cada dia, decidir por qual caminho andar. Ao lado destas decisões, temos que administrar o nosso tempo. Ou seja, temos que administrar o tempo, enquanto tomamos decisões. Muitas vezes, a maneira como administramos o nosso tempo é equivocada, porque vão de encontro com aquilo que acreditamos e onde queremos chegar, ou seja, a nossa missão.

A nossa dificuldade de colocar as prioridades em primeiro lugar, são caracterizadas pelo contraste entre os dois instrumentos: o Relógio e a Bússola. O Relógio representa a urgência, os compromissos, reuniões, horários, ou seja, como gerenciamos o nosso tempo. A Bússola representa a direção, visão, valores, princípios, missão, ou seja, a forma como conduzimos nossas vidas.

O mundo tem urgência. Algumas pessoas estão tão acostumadas com adrenalina, que nem sabem mais viver sem a embriagues da urgência. Sem a escravidão do trabalho, não somos nada; chegamos a ficar constrangidos quando estamos ociosos. A síndrome da urgência nos justifica, nos populariza e nos dá prazer. Mas é também uma boa desculpa para não lidarmos com as Verdadeiras Prioridades de nossas vidas.

Entre o Relógio e a Bússola, ficamos com o primeiro. Quando lidamos como nossos cônjuges, pensamos muito mais no tempo, do que na nossa missão. Quando nos relacionamos com nossos pais, filhos e amigos, nossa prioridade está muito mais no compromisso e no tempo gasto, do que em direção e nos princípios.

Assim vamos construindo as nossas relações, movidas muito mais pela ditadura do tempo que o Relógio nos aprisiona, do que pela direção, pelo norte que a Bússola nos fornece e que pretendemos dar as nossas vidas. Existe uma lei muito antiga que neste momento é fundamental: "para colher é necessário semear e cultivar". Não existem atalhos. Não poderemos fugir deste principio básico de nossas vidas.

Portanto, de nada adianta estarmos preocupados com o tempo, se não temos direção e nem princípios que nos dêem um norte para onde seguir. Qual instrumento comanda a sua vida? São os compromissos, horários que te dominam, ou a sua missão, valores e princípios, são mais importantes?

Para que a nossa missão de vida seja alcançada, teremos que determinar os caminhos por onde andar. Escolher o nosso norte; determinar nossos objetivos; construir os nossos valores e, principalmente, esperar a hora da colheita. Para colher, não se pode adiantar o relógio. O fruto não amadurece e não conseguiremos alcançar os nossos objetivos. O que dirige a sua vida? O Relógio ou a Bússola?

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti