terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 17/09/2013

A Perseverança Fortalece Nossa Fé

Texto Bíblico: Apocalipse 2.9-10: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Reflexão: Uma das coisas mais difíceis na manutenção da perseverança de nossa fé é a capacidade de continuar firme quando estamos diante das tribulações. Ninguém de bom senso gosta de passar por dificuldades, sofrimentos e aflições, mas elas, na grande maioria das vezes, são um trampolim para conquistarmos uma maior maturidade, perseverarmos em nossa caminhada e, principalmente, fortalecer as nossas convicções espirituais. A fidelidade nos momentos difíceis sempre nos dará uma melhor visão de nossa vida. Em todas as nossas relações, quando passamos por dificuldades e continuamos firmes, mantendo íntegra a nossa fé, construiremos alicerces para fortalecer a cada dia mais a nossa esperança em vencer as tempestades que a vida nos reserva. Ninguém está imune aos problemas, porém, a forma como passamos por eles é que nos fazem crescer ou não. Quando colocamos a nossa esperança em nossas próprias mãos, teremos muitas dificuldades em vencê-las e manter a nossa fé firme, pois, por mais força, capacidade e inteligência que tenhamos, porque, existem dias, que precisamos muito mais do que palpamos com as mãos. Precisamos de algo que transcenda a nossa própria existência. Enquanto mantivermos a nossa esperança naquilo que enxergamos, no que podemos realizar, limitamos a solução de nossos problemas ao horizonte de nossas próprias mãos. O Senhor Jesus se coloca à nossa disposição para compartilhar os nossos fardos com Ele, mas também nos motiva a partilhar a nossa vida com nossos irmãos, de forma que possamos construir uma rede de suporte, que ajudemos uns aos outros a vencer os dias maus, compartilhando experiências, partilhando da mesma esperança em Cristo e, assim, fortaleceremos a nossa fé. A coroa da vida nos será concedida pela perseverança da nossa fé, ou seja, pela continuidade de uma vida aos pés do Senhor, mesmo quando todas as coisas cooperem, segundo nosso entendimento, contra nós. Nestes dias, provaremos o poder do amor de Deus, teremos os nossos corações e mentes guardados da aflição e da ansiedade pela paz que excede nosso entendimento e sob a proteção de sua destra fiel, seremos encorajados a manter a nossa fé firme e a nossa esperança naquele que pode fazer todas as coisas.

Oração: Senhor querido, obrigado por cada um dos dias em que fortaleceste a nossa fé para que pudéssemos continuar caminhando, mesmo quando andamos nos vales de tribulação da nossa vida. Permite que provemos sempre de tua intimidade, pois ela nos dará a certeza de que seremos cuidados por ti. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti