terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 18/09/2013

O Caráter que Agrada a Deus

Texto Bíblico: Jó 1.8: “Perguntou ainda o Senhor a satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal”.

Reflexão: A credencial de Jó já diz que tipo de homem ele era. Na bíblia não existe ninguém, fora Jesus, que o Senhor tenha se referido de tal maneira. A vida de Jó era algo que alegrava o coração e os olhos de Deus. As características do caráter dele são dignas de uma reflexão sobre como temos nos conduzido diante de Deus e dos homens. Jó era integro: ou seja, a sua vida era pautada pela retidão moral e ética. Nenhuma pessoa poderia atacar a sua forma de proceder, por causa de sua conduta. Diante de tanta falta de integridade que permeia o caráter das pessoas que conhecemos, um homem como Jó deveria ser uma pessoa especial, tanto que Deus tinha orgulho de sua conduta. Mas Jó era mais do que isso, ele era um homem que temia a Deus, e não só isso, ele se desviava do mal. Existe uma grande diferença entre um e o outro. Como temente a Deus, Jó prestava-lhe adoração e fazia sacrifícios regulares por tudo, até pelos pecados que ainda não havia cometido, inclusive os dos seus filhos. Mas Jó além de ser um verdadeiro adorador do Senhor, ele ainda se desviava do mal. Ele não enfrentava a tentação, ele desviava dela. Ele não lutava contra o inimigo, se afastava de suas garras, buscando a paz da presença do Senhor. Jó realmente era um homem especial, raro em seu caráter e em sua espiritualidade. Talvez quando lemos estas palavras, poderemos imaginar algo difícil de acontecer com nossas vidas. Entretanto, posso garantir que existem pessoas que tem estas características de caráter que marcaram a vida de Jó. Pessoas que têm características de fidelidade, honradez e sabedoria, que revelam um coração comprometido com a verdade do Evangelho e que são do agrado do Senhor. Integridade nos seus atos, na forma como lida com as pessoas e situações, revelam uma fé firme e fiel ao Senhor Jesus. Homens e mulheres que demonstram a sabedoria e o discernimento que são características que formaram o caráter de Jó, que devem formar o nosso, porque elas revelam a vontade de Deus para nossa vida.

Oração: Senhor querido, abençoa-nos para que teu Santo Espírito possa corrigir as nossas falhas de caráter. Que Ele corrija o que somos de forma que possamos nos agradar de tuas verdades. Que Ele dirija o seremos de maneira tal que andemos sempre em teus caminhos. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti