terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 13/09/2013

Mantendo a Integridade do Evangelho

Texto Bíblico: Apocalipse 2.19-21: “Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição”.

Reflexão: Quando a imoralidade e o desvio doutrinário se perpetuam, trazem cinismo às pessoas e a comunidade como um todo, gerando ainda mais impureza, doença, destruição e morte. Quando não há trato e nem a correção dos desvios, quando as libertinagens são toleradas, elas se avolumam e desencadeiam escândalos em série, que maculam a integridade do Evangelho. Pior que ser surpreendido pelos escândalos éticos, é tolerá-los e deixar que eles destruam a imagem da comunidade aos olhos de Deus e da sociedade. É uma atitude que, se prolongada, causa um dano pior do que o surgimento de um comportamento equivocado e reprovável. Quando os líderes de uma igreja têm medo de exortar e repreender as pessoas que causam escândalos, geram vulnerabilidade no meio dela. Foi isso que impressionou na Igreja de Tiatira – perceber como uma comunidade considerada fiel diante do Senhor permitia que a pureza e a santidade fossem maculadas e, mais ainda, com a tolerância da liderança. A maior estratégia de satanás é fazer com que os crentes vivam num falso cristianismo, sem se aperceber disto. O sucesso de um falsificador é produzir o erro mais semelhante possível ao original. Heresia não é a negação da verdade, mas a perversão dela. As Jesabéis de hoje, os que cometem erros e induzem outros a cometer os mesmos erros, acreditando que, sinceramente, eles estão certos. Usam a Bíblia para tentar fundamentar suas profecias e os ensinos enganosos. Muitas vezes, trata-se de gente simples, sincera, que não são maliciosas, mas extremamente convencidas de que estão dando uma contribuição à Igreja. O engano é promovido por agentes satânicos, pessoas comprometidas com o reino das trevas, que se infiltram na Igreja para destruir a vida do povo de Deus. Sobriedade e vigilância são as posturas mais eficazes para a prevenção contra as investidas das Jezabéis. A subnutrição bíblica faz com que estas pessoas se tornem suscetíveis ao inimigo e, por isso, são levados por todo vento de doutrina. Quem edifica o nosso caráter é o discipulado cristão, que nos torna verdadeiros discípulos de Jesus. Por isso, é responsabilidade da Igreja cuidar da integridade do Evangelho, pois nele está a capacidade de desenvolver e de fortalecer a fé das pessoas.


Oração: Senhor, mostra-nos quando estamos sendo negligentes com a obra que tu nos puseste nas mãos. Ajuda-nos a viver com integridade de fé, sem sermos omissos com aqueles que querem destruir a integridade do Evangelho. Que a verdade da tua palavra possa nos fazer caminhar firmes, sem negligenciar e nem tolerar a impureza ao nosso lado. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti