sábado, 7 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 07/09/2013

Submetendo Nossa Vida ao Senhor

Texto Bíblico: 2º Reis 19.14: “Tendo Ezequias recebido a carta das mãos dos mensageiros, leu-a; então, subiu à Casa do Senhor, estendeu-a perante o Senhor”.

Reflexão: Esta é a atitude que todo servo do Senhor deve tomar diante de qualquer situação: “estendeu-a perante o Senhor”. Quando enfrentamos problemas, a melhor e a mais sábia atitude é expor diante de Deus em oração. Se fizermos isso com sinceridade de coração, ou Deus nos mostra como resolver a dificuldade e concede-nos forças para isso, ou, simplesmente, Ele resolve a situação através de seu infinito poder. Se as pessoas tivessem mais fé e perseverança para construir esta confiança em seus corações, muitos dos problemas que enfrentam na vida teriam sido amenizados e/ou resolvidos. É certo que em nossa vida passaremos por aflições, Jesus já previa isso, mas para que nós tenhamos um bom ânimo para enfrentá-las, será necessário permanecer n’Ele, confiar e ter fé de que a solução, ou a força para vencê-las, passam, necessariamente, por sua direção. Permanecer em Cristo é algo que nos fará provar de sua infinita misericórdia e sempre será um pronto socorro bem presente nos dias de tribulação. Confiar em sua providência é a capacidade de deixar de agir conforme o nosso próprio entendimento, baseado em nossa própria perspectiva de enxergar a vida e os problemas dela decorrentes, deixando que o Senhor nos dirija em todos os nossos passos. Sabemos que isso não é algo fácil de ser conseguido, pois passa por uma completa submissão a sua vontade, mas não foi Ele mesmo quem disse: “que felizes seriam os que fossem humildes de espírito, porque deles era o reino dos céus”. Ser humilde de espírito é submeter a nossa vontade, os nossos desejos, a nossa sabedoria e inteligência ao Senhor, permitindo que Ele, e só Ele, as dirija, pois só assim poderemos construir a capacidade de estar sob a missão que o Senhor nos chama a viver. Jesus viveu desta forma, mesmo sendo Deus, mesmo tendo toda a glória aos seus pés, mesmo tendo a possibilidade de resolver todas as coisas com um simples gesto, abriu mão de todas estas prerrogativas divinas e se submeteu a viver como cada um de nós, limitados ao tempo, ao espaço e as condições terrenas que temos. Mas vivendo como um de nós construiu a nossa salvação por amor, abrindo um caminho de volta para casa e dando-nos a possibilidade de não ficarmos mais presos e limitados à nossa própria condição de pecadores. Em Jesus nós conquistamos o direito de sermos ouvidos por Deus.

Oração: Senhor Jesus, na tua presença estendemos a nossa vida e as nossas necessidades. Oramos para que tu ouças o clamor de nossos lábios e o desejo de nosso coração. Abre os teus olhos e vê; os teus ouvidos e escuta; pois teu servo necessita de tua misericórdia e da tua providência em sua vida. Em teu nome Senhor, nós oramos. Amém!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 04/09/2013

Adoração Verdadeira

Texto Bíblico: 2º Samuel 6.14: “Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho”.
Reflexão: Que linda cena deve ter sido esta, Davi trouxe a arca da aliança até Jerusalém ao som de hinos de louvor, danças e dos sacrifícios que vinha realizando pelo caminho. Era uma cena inimaginável para o povo, pois o rei em pura adoração, estava à frente do cortejo que trazia o símbolo da presença de Deus para Israel. Porém, nem todos entenderam a adoração de Davi como algo digno. Mical, sua esposa, a filha de Saul, vendo o rei dançar na frente do povo daquela forma, o repreendeu. Mas Davi preferiu agradar a Deus do que a homens e continuou com sua dança em louvor ao Senhor. Davi tinha a consciência tranquila de seus atos perante o Senhor. Durante a sua vida e, principalmente, enquanto levava a arca até Jerusalém, ele sacrificou ofertas pacificas e de louvor ao Senhor. Até aquela data, suas decisões sempre foram tomadas escutando o Senhor e sempre lhe prestava ação de graças por todas as suas bênçãos. Além das ofertas, durante a sua vida, ele sempre se submeteu a vontade de Deus, agindo conforme a sua vontade, de forma que a sua adoração revela o quanto seu coração estava ligado ao do Pai. Assim, ele pode servir a Deus de forma comprometida e fiel, fazendo com que o povo provasse das bênçãos que o Senhor tinha para dar. Diante desta passagem podemos aprender algumas lições com a forma de Davi adorar a Deus. A primeira revela que precisamos nos ofertar e sacrificar a nossa própria vida e os dons que recebemos, para encontrar o Senhor em meio a nossa adoração. Jesus nos chama a permanecer em sua presença, numa ligação que envolve tudo que somos. A segunda coisa que aprendemos é que precisamos nos submeter à vontade de Deus para que as suas palavras possam tomar conta de nosso coração e de nossa mente. Assim, poderemos andar, pensar e adorar segundo a direção do Espírito Santo. A terceira coisa que aprendemos é que tudo isto que fazemos é para servi-lo melhor, com toda inteireza de nosso ser, para que nunca possamos nos encontrar andando contra o Senhor. Com estas três coisas na mente e no coração produziremos um louvor e uma adoração que alcançará os céus.
Oração: Querido Senhor, nos ajuda a submeter a nossa vida a tua vontade, para que a nossa adoração possa ser íntegra e verdadeira. Que o nosso coração e mente possam ser governados por teu Espírito Santo, assim, seremos abençoados por ti e nunca deixaremos que nada possa atrapalhar a nossa adoração. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 03/09/2013

No Descanso do Senhor

Texto Bíblico: Mateus 11.28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Reflexão: Esta tem sido uma das promessas mais buscadas por todo aquele que tem Jesus Cristo como Senhor da sua vida. Quando lemos estas palavras, temos a certeza inabalável de que existe um lugar onde podemos encontrar o descanso que tanto ansiamos. E melhor, sabemos que o Senhor nunca falha, nunca quebra suas promessas e nunca se equivoca em sua direção e das quais podemos confiar, porque elas são ditas pelo Filho de Deus. Não há outro lugar onde podemos encontrar descanso para nossa alma. Jesus nos põe sobre uma condição especial de paz, porque embora passemos a nossa vida inteira procurando esta paz em fontes que o mundo nos oferece, sem encontra-la em lugar algum. O escritor russo Fiodor Dostoievski disse certa vez, “que existe dentro do homem um vazio do tamanho de Deus”. Assim, não há como encontrarmos a paz que encherá este vazio do nosso ser, a não ser em Jesus Cristo. Somente quando descansarmos n’Ele, poderemos obter a plenitude e o sentido da vida que tanto ansiamos. Como Ele mesmo nos prometeu, este é o rio que flui do seu trono, cujas águas nunca nos afogarão e que irrigarão a nossa terra seca quando passarmos pelos desertos da vida. Jesus deseja que nós possamos confiar em sua promessa de alivio, de segurança e paz, para que vivamos na esperança de uma vida completamente renovada. Podemos até perder a nossa paz em alguns momentos, entretanto, não há nada que possa alterar a paz que encontramos em Cristo Jesus. Ele é imutável em sua condição e não há nada que possa tirá-lo de seu equilíbrio. Assim, ao nos achegarmos a Cristo, a sua presença estará sempre conosco e receberemos o descanso que tanto ansiamos, pois somente Ele pode nos conduzir através dos vales sombrios e nos conceder o descanso dos pastos verdejantes, saciando a nossa sede nas águas tranquilas que fortalecem as nossas forças. Desta forma, precisamos nos alegrar nesta promessa, porque aquele que receber o descanso de Deus, vai descansar de todos os seus trabalhos, da mesma maneira que Ele descansou dos seus. Jesus prometeu que a sua paz estaria disponível para todo aquele que se achegasse a sua presença, portanto, achegai-vos a Deus e Ele se achegará a nós e nos dará a sua paz.

Oração: Querido Senhor, que a tua paz nos alcance e no teu descanso sejamos recolhidos. Dá-nos a tua paz Senhor para que consigamos viver com o coração cheio de esperança no mover do teu Espírito em nossa vida. Que os sinais da tua graça nos encham de paz e que o nosso coração descanse em tua presença. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 02/09/2013

A Imagem que Devemos Refletir

Texto Bíblico: Efésios 2.10: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Reflexão: Ter sido criado à imagem e a semelhança de Deus, nos remete a consciência de que somente quando exteriorizarmos esta feitura, esta imagem divina, é que poderemos viver plenamente a nossa natureza humana. O homem foi criado pelo Senhor para refletir a sua semelhança, atitudes que confirmam de quem somos Filhos, para espelhar a sua imagem, sua face amorosa, misericordiosa e compassiva. Não fomos feitos para viver longe desta possibilidade, pois só seremos verdadeiramente humanos, feitura de Deus, quando as pessoas consigam ver através de nossa vida, a imagem de Cristo. Fomos criados em Cristo Jesus, para cumprir os propósitos que Ele coloca em nosso coração. A voz do Senhor precisa ser ouvida por nós, para que o nosso coração seja transformado pela boa, perfeita e agradável vontade de Deus. As boas obras que o Senhor preparou para nós, foram escritas por Ele muito antes do nosso nascimento, para que pudéssemos andar através delas. Se somos feitura de Deus, as nossas obras não podem ser diferentes daquilo que o Senhor nos concedeu. As pessoas que nos rodeiam esperam que a imagem de Deus seja refletida em nossa face, que a sua semelhança, nós possamos agir como Jesus, de forma que todos reconheçam que Ele vive através de nós. Quando Jesus nos chama para viver ao seu lado, Ele nos tira dos recantos mais sombrios, dos lugares mais tenebrosos, porque o nosso pecado havia desvirtuado a imagem que temos em nosso âmago. Entretanto, ao ser alcançados pela misericórdia do Senhor Jesus, porque o seu amor por nós não fez caso da nossa imundice, mas nos trouxe a vida, a comunhão com Ele, pela ação da sua graça em nossa vida. Assim, ressuscitado com Cristo, devemos nos preparar para realizar as boas obras daquele que nos chamou a sua presença e que nos enviou para que cumpríssemos a sua vontade neste mundo. Este é o plano de vida que Jesus preparou para que andássemos nele. Este é o plano de Deus para nossa vida, um plano que não podemos viver se não estivermos unidos com Cristo Jesus, pois não podemos realizar nada se Ele não nos dirigir, sem Ele nos fortalecer, sem Ele nos ungir, pois não há nada que possamos fazer se não houver vontade d’Ele em nossa vida.

Oração: Senhor Jesus, somos gratos por tu teres nos chamado para viver ao teu lado, comungando contigo e vivendo ao teu lado, provando do seu amor, da sua misericórdia e da sua compaixão. Que o teu Espírito Santo nos dirija sempre, de maneira que as obras de nossas mãos sejam para honrar o teu nome, sob qual oramos. Amém!

domingo, 1 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 01/09/2013

Servindo ao Senhor

Texto Bíblico: João 12.26: Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará”.

Reflexão: Desejas servir a Cristo? Ele te diz que o auto sacrifício é a grande resposta. Siga-o e sirva! O servo estará onde seu Senhor está. Ninguém pode servir a Cristo e caminhar segundo seus próprios desejos, porque, desta forma, o nosso Senhor seria nós mesmos. Quer servir a Cristo? Precisamos nos dedicar a servir ao próximo, pois assim estaremos servindo a Cristo. O nosso amor por Ele se manifesta através do nosso amor ao próximo. Ninguém pode amar a Deus que não vê e não amar o irmão que vê, já dizia o apóstolo Tiago em sua epistola. Portanto, se quisermos servir a Cristo, devemos servir primeiro ao nosso irmão. Cada individuo tem uma missão e um ministério a cumprir. Jesus dedicou-se ao dele de forma completa, a pergunta que fazemos é: temos nos dedicado ao nosso da mesma forma? Se dissermos que Jesus é o nosso Senhor, devemos segui-lo e servi-lo. Segui-lo, andar como Ele andou, nos conduzir como Ele se conduziu, sacrificando-nos como Ele se sacrificou. Aquele que se recusa a renunciar ao mundo não pode ser discípulo d’Ele. Não existe um crente que não seja um soldado, e nada é prometido àquele que não é vitorioso. O servo fiel estará onde seu Senhor está e nesta posição de servo o Pai nos honrará. Ele nos usará para sua honra e glória; porém ele nos apoiará, nos ajudará, nos sustentará. Seremos seus instrumentos neste mundo. Seus embaixadores em meio a um povo afastado d'Ele. Se quisermos ser servo, devemos seguir o nosso Senhor. Se quisermos viver como Jesus viveu, devemos andar como Ele andou, na força e na vontade do Pai, cumprindo a missão que nos foi dada, mesmo que tenhamos de viver situações que não queríamos viver, mas sempre determinado a cumprir a vontade do Pai e não a nossa. Ser servo é isto. A vontade do Pai é a nossa e a nossa vida é determinada por Ele. Nossos desejos e vontades são aquelas que o Pai nos der. Será que estamos dispostos a viver assim? Será que teremos coragem de pegar a nossa cruz e segui-lo? Cristo não espera que isto nos assuste, mas que nos encha de alegria, conquiste e que nos atraia irresistivelmente a sua maravilhosa presença.

Oração: Senhor querido, ajuda-nos a conquistar a missão que nos deste de maneira que honremos o teu nome todos os dias de nossa vida. Que sejamos instrumentos para sua glória e honra, de maneira que sejamos contados como teus servos neste mundo. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

O Maná do Senhor: 31/08/2013

A Consciência de um Pecador

Texto Bíblico: Lucas 15.11-13: “Continuou: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente”.

Reflexão: Esta é uma das parábolas mais conhecidas de Jesus – A Parábola do Filho Pródigo. Nela, Jesus nos mostra quão incondicional é o amor do Pai por seus filhos. Talvez, poderíamos chamá-la da Parábola do Pai Amoroso. Jesus descreve a história de um homem que recolheu todos os seus bens, mas que se afastou de seu Pai, abandonou a família e viveu irresponsavelmente. Jesus nos mostra qual a intenção de muitos ao achegarem-se a Ele: recolher as bênçãos, mas sem compromisso com Ele e nem com os irmãos, com isso, negam a essência da fé: o amor ao Pai e ao próximo. Porém, nesta condição alienada dos princípios que devem reger a vida, se entregar aos prazeres é uma disposição que nos torna escravos dessas ações de vida. Precisamos rever para que não sintamos o peso da angústia, do desespero e do pecado que este afastamento provoca. Como o filho, devemos tomar consciência da nossa condição e, arrependidos, voltar para casa do Pai. Aqui começa a beleza da parábola, enquanto ele arrependido, anda em direção ao Pai, este, ao vê-lo, misericordioso, corre em sua direção. O Senhor espera pelo despertar da consciência de seus filhos, para que possa abençoá-los com seu amor incondicional. A coragem que o arrependimento produz – “levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai”, alcança no coração do Pai grande regozijo – “Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos”. O Pai nos espera de braços abertos para restaurar a dignidade de filhos de Deus e cear conosco a sua mesa, porque, “estávamos perdidos e fomos achados, mortos e revivemos”. Esta volta envolve arrependimento, coragem e compartilhamento, porque ao voltar para casa, encontraremos vários filhos, que também pródigos, esperam por nossa comunhão. Volte, pois o Pai espera-o de braços abertos!

Oração: Senhor amado, não há palavras que expressem a maravilhosa experiência de estarmos de volta em casa. Conforto, segurança, comunhão são situações que o mundo não nos dá. Por isso Pai, queremos louvar por teu amor por nós, por tua misericórdia com o nosso pecado e, por nos tomar de volta a tua presença. Te agradecemos em nome de Jesus, a verdade que nos fez recobrar a consciência, o caminho que nos trouxe de volta para casa e a vida que agora vivemos. Amém!


Rev. Fred Souto

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti