sábado, 16 de novembro de 2013

O Maná do Senhor: 16/11/2013

Preparando Nossa Alma
Texto Bíblico: Lucas 12.19-21: "Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus”.
Reflexão: Jesus conversa conosco sobre a loucura de acreditar que podemos construir uma vida para a nossa própria satisfação. Ele nos ensina que, por mais prósperos, trabalhadores e expertos que sejamos, podemos até fazer planos, mas o caminho correto quem nos dá é o Senhor. Assim, por não ter este discernimento, terminamos por gerar em nossa mente sonhos que vão de encontro ao que Deus tem preparado para nós. Aquele homem, ao ver sua safra ser colhida e os seus celeiros não serem suficientes para armazená-la, ele resolve destruir tudo e construir celeiros maiores. Pessoas que não reconhecem Deus como Senhor, não dão a ele o credito que lhe é devido, cometem o mesmo erro, deixam o Senhor fora dos seus planos e, por isso, sofrem uma grande derrota na sua vida. Como o agricultor da parábola, se vangloriam de seus feitos, dizendo: eu faço; eu destruo; eu reconstruo; sempre eu, eu, eu. Jesus afirma que a pessoa que age desta forma, comete uma grande imprudência e pode ser considerada louca, porque aquilo que temos em nossas mãos pode ser tirado a qualquer momento, pois nada nos pertence verdadeiramente. A frase os meus frutos, meus celeiros, minha terra, revela uma presunção que beira a loucura e que precisa ser reconhecida como um engano diante de Deus. Quando agimos desta forma, corremos o risco de deixar Jesus fora dos nossos planos e quando fazemos planos sem Ele, o nosso fracasso é iminente. Não podemos acreditar que nossas mãos podem produzir o suficiente para satisfazer a nossa necessidade, porque elas não conseguem. Quando dizemos a nossa alma que ela pode descansar, comer, beber e regalar-se, porque temos o suficiente, acreditamos que os nossos anseios serão supridos pelas coisas que nós mesmos podemos produzir. Louco, suas aspirações só serão plenamente satisfeitas em mim, diz o Senhor Jesus! Nada e nenhum plano que não seja contemplado pela presença, a direção e a inspiração do Senhor, nos faz andar fora do seu caminho e, por causa disto, seremos considerados néscios diante d’Ele e dos homens. Ao agir desta forma, estaremos nos preparando para velhice e não para eternidade e assim, conquistaremos tesouros na terra, onde traça destrói e não nos céus onde há segurança. Desta forma, existe uma pergunta que devemos responder: se nos pedirem a alma hoje, a quem entregaremos?
Oração: Amado Senhor que as nossas ações possam ter o respaldo da tua presença e inspiração, para que sempre andemos em teus caminhos. Cuida da nossa presunção, vaidade e orgulho, de maneira que sejamos abençoados pelo teu Espírito Santo. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti