quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Maná do Senhor: 11/11/2013

Construindo uma Casa Sobre a Rocha
Texto Bíblico: Lucas 6.47-49: "Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, é semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa”.
Reflexão: Jesus nos ensina com esta palavra que não adianta construirmos nada que não tenha uma base sólida. Se construirmos sobre alicerces que possam comprometer o nosso futuro, estaremos sendo irresponsáveis com a nossa vida e com a das pessoas que estão ao nosso lado. Entretanto, para que isso seja feito com coerência e segurança, precisamos entender o principio da obediência: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando”? Não há como ter as bênçãos de Deus sem nos submetermos a sua vontade, pois seria uma incoerência sem justificativa. Não adianta orarmos a Jesus, invocarmos sua presença, suplicarmos pelo cumprimento de suas promessas, se não estivermos dispostos a obedecê-lo. Assim, a construção da nossa vida só será firme, se o fizermos sobre o alicerce que a palavra de Deus nos dá. Jesus nos diz que quem ouve as suas palavras e as pratica, é semelhante a um homem que edifica sua casa sobre a rocha. Para edificar sobre a rocha será necessário muito trabalho, cavar fundo, preparar o terreno onde levantaremos a nossa casa, para que ela esteja bem firmada. Da mesma maneira será com a prática da Palavra de Deus, porque será necessário aprofundar, refletir sobre a nossa condição, de forma que através dela, possamos transformar a nossa mente e o nosso coração, de maneira que tenhamos uma vida plena, abundante, onde os sinais da restauração e da libertação estejam sempre presentes. Assim, mesmo que as tribulações nos alcancem, nós estaremos bem firmados naquilo que a Palavra de Deus nos ensina. Jesus é a rocha da nossa salvação, aquele que nos permite estar firmados, fortalecidos e nos faz construtores responsáveis, porque sabemos onde temos posto a nossa esperança. Entretanto, este não é um trabalho de um dia, mas de uma vida inteira e mais, não podemos realizar sozinhos. Esta construção requer perseverança, determinação e fé para poder fazê-la da melhor forma. Para que esta obra seja bem realizada, precisaremos dos irmãos, homens e mulheres de fé, que partilham a vida, o aprendizado da palavra de Deus, de maneira que possamos construir uma vida firmada em Cristo.

Oração: Querido Senhor, dá-nos sabedoria, paciência e fé para construir a nossa vida sobre o alicerce que a tua Palavra nos concede. Não permita que sejamos negligentes e irresponsáveis com a nossa vida. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti