sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Maná do Senhor: 15/11/2013

Orando como e com Jesus
Texto Bíblico: Lucas 11.5-8: "Disse-lhes ainda Jesus: Qual dentre vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer. E o outro lhe responda lá de dentro, dizendo: Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar; digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade”.
Reflexão: Através de uma parábola sobre um amigo que importuna seu vizinho numa hora avançada da noite, Jesus nos ensina que a nossa disposição de estar sempre em oração, deve ser uma prática intermitente em nossa vida. Este texto está inserido em meio ao diálogo onde Jesus ensina aos discípulos como orar. Começa ensinando a oração do Pai Nosso, depois cita esta parábola e por fim estabelece os princípios que devem nortear a mente o coração daquele que se prostra diante do Deus Todo-Poderoso em oração: pedir até receber; buscar até encontrar; bater até que se abra. Um homem que precisava de um pão para servir um amigo, bate na porta até ser atendido pelo seu vizinho. Insistiu até encontrar a sua resposta; pediu para receber a esperança que o seu coração ansiava. Jesus na explicação da parábola revive a profecia que havia sido proferida pelo profeta Jeremias, com qual esperança que Ele espera que nos entreguemos à oração: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. O Senhor nos coloca num pedestal da graça, no colo daquele que deseja nos dar tudo aquilo que sempre sonhamos, mas que acreditávamos que Ele não tinha em seus pensamentos e, por isso, não pedíamos. Jesus nos ensina que orar é trabalhar a nossa esperança, perseverança e por em prática a fé que habita o mais intimo do nosso ser. A esperança que nos faz pedir até receber. Mas uma esperança que é perseverante, pois precisamos buscar até que encontremos o fim que desejamos. Tudo isso, movido por uma fé tão intensa, que só paramos de bater, quando a porta se abrir e a face do Senhor Jesus resplandecer sobre a nossa face. É desta forma que precisamos orar. Crendo que temos um Pai atento e ansioso para conceder a paz de seus pensamentos, a verdade que sua palavra nos inspira, de modo que ao permanecer ao seu lado, a nossa vontade será em fazer a sua vontade acima de todas as coisas. E nós, oramos assim?
Oração: Querido Jesus ensina-nos a orar! Nós desejamos nos entregar em oração como tu oravas. Que a nossa prática nos permita entrar em nosso quarto e sermos ouvidos pelo Pai, porque Ele nos conhece. Que a sua voz seja conhecida em nossos ouvidos, de maneira que sempre andemos sob a sua vontade. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti