quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Maná do Senhor: 09/11/2013

O Processo de Crescimento Espiritual
Texto Bíblico: Marcos 4.28: "É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga”.
Reflexão: Uma parábola para falar do óbvio a quem tinha dificuldade para ouvir: a semente lançada na terra brota sem interferência humana. A palavra de Deus – a semente, quando lançada no coração do homem, cumprirá o seu proposito, mesmo que isso aconteça de forma desconhecida para este homem, porque a palavra de Deus nunca voltará vazia. Quando uma pessoa ouve a palavra e permite que ela transforme seu entendimento, entra num processo de renovação mesmo sem se dar conta disso. Embora esta mudança se dê sem que haja nenhum esforço da nossa parte, sem desmerecer o envolvimento humano, mas valorizando o poder da palavra de Deus, enquanto trabalhamos, estudamos e vivemos normalmente. Precisamos levar em conta que o crescimento espiritual é um processo que passa, obrigatoriamente, pelas etapas do surgimento da planta; depois a espiga; mais tarde os grãos. Desta forma, a paciência será uma característica fundamental para aguardar que cada etapa do crescimento se complete. Paciência com nós mesmos e com aqueles que estão ao nosso redor. Cada um de nós está num nível de maturidade e quando nos ajudamos, chegaremos juntos a um nível maior nesta relação de crescimento. Assim, mesmo que desejemos ansiosamente pela maturidade do fruto, para que possamos colhê-lo, aguardemos pela manifestação da graça de Deus em nossa vida. Da mesma maneira, Deus anseia colher o fruto da nossa maturidade, pois não está investindo em nossas vidas de forma vã. Se Ele semeou sua palavra em nossa vida, Ele espera receber de volta, de maneira que sejam refletidos em nós os frutos do Espírito Santo. Para que possamos colher um fruto desta natureza, é que Ele está ao nosso lado, ajudando-nos a crescer, sem nunca deixar de lado o processo e suas etapas. O processo de crescimento espiritual não pode gerar ansiedade de como, quando e onde Deus vai agir e realizar o que precisa ser feito em nós. Assim, como a terra trabalha para que a semente germine, cresça e dê frutos, precisamos aguardar que o nosso coração e a Palavra de Deus entrem em sintonia para que transformemos pelo exercício da boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Desta forma, quando dia da colheita chegar, Deus, nos colocará em condições de abençoar aqueles que estão ao nosso lado

Oração: Querido Senhor, ajuda-nos a crescer em tua palavra, para que tu cresças em nós, enquanto nós diminuamos. Jesus quer fazer de nós um exemplo de uma pessoa que foi transformada pela palavra de Deus e por ela viva eternamente. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti