sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 17/10/2013

A Graça Valoriza nossa Fé

Texto Bíblico: Jó 23.10-12: "Mas Deus conhece cada um dos meus passos; se ele me puser à prova, verá que sairei puro como o ouro. Eu sigo o caminho que ele me mostra e nunca me desvio para lado nenhum. Obedeço aos mandamentos de Deus; sempre faço a sua vontade e não a minha".

Reflexão: Talvez não tenhamos a mesma autoridade que Jó teve para questionar Deus usando como argumentação a sua própria conduta. Quem sabe, sonhamos com o dia em que possamos nos achegar diante do Senhor e, com a autoridade que nos dá nossos próprios atos de bondade, possamos reivindicar as bênçãos que ansiamos. Diante de Jesus esteve um jovem rico, que se jogou aos seus pés querendo herdar a salvação e, em seu favor, afirmava o cumprimento dos mandamentos de Deus desde criança. Os filhos de Zebedeu, usando o argumento de serem amigos e discípulos de Jesus, através de sua mãe, reivindicaram os lugares ao lado d'Ele no céu. Todos nós, sem exceção, queremos usufruir das bênçãos de Deus. Assim, oramos desejando ser usado por Ele, queremos que nossos ministérios cresçam, que nossas igrejas sejam o sucesso da cidade e para que o Senhor seja convencido disso, usamos nossos currículos de bons cristãos. Jó, diante do seu sofrimento e da argumentação de seus amigos, traz a tona seu passado de "glórias". Quero ver se ele encontra em mim algum caminho mal, algo que justifique tanto sofrimento. Se Ele me puser à prova a minha vida, verá que é tão pura quanto o ouro. A arrogância passou a fazer parte da retórica de Jó. Não há ninguém puro diante de Deus, e como todos somos pecadores, carecemos da graça d'Ele. Como disse Jesus ao jovem rico: "não há ninguém bom, somente Deus". Portanto, por melhores pessoas que acreditamos ser, mesmo que todos nos considerem santos homens de Deus, não temos autoridade para reivindicar nenhum privilégio do Senhor para nossa vida. Precisamos entender que as obras da fé que realizamos, não nos concede o direito de reivindicar nenhum tipo de benesse ao Senhor. Jó, assim como todos nós, precisamos compreender que Deus não se deixa levar por nenhuma obra de nossa vida, pois a sua graça é presente imerecido que Ele nos dá para a nossa adoração e não para nós entendermos como privilegiados merecedores de suas bênçãos.

Oração: Senhor querido, perdoa-nos quando, ignorantes do conhecimento da tua graça, tentamos comprar as benesses que acreditamos merecer de ti. Dá-nos o conhecimento de tua vontade e de teu agir em nossa vida, para que sempre nos disponhamos a te servir como instrumentos de tuas bênçãos. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti