sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 14/10/2013


Satisfeitos com o que Temos

Texto Bíblico: Jó 20.17-20: "Quem é mau não terá o prazer de tomar leite e mel, que correm como rios. Ele terá de abandonar tudo o que ganhou com o seu trabalho e não poderá aproveitar as suas riquezas. Isso porque explora os pobres e os esquece e rouba as casas dos outros em vez de construir as suas. Ele nunca está satisfeito com o que possui; quer ter sempre mais e mais".

Reflexão: Estes versículos, apesar de estarem no meio de uma tentativa de explicar o sofrimento, mostram as consequências daqueles que põem suas esperanças em riquezas mal adquiridas. Eles não conseguem atentar para as riquezas que vêm de Deus, o leite e o mel que correm como rios. Eles sempre querem mais do que a sua própria condição pode lhes dar. Nunca estão satisfeitos com o que têm, sempre almejam mais do que tem nas mãos, às vezes, jogando fora o que tem nas mãos, para alcançar, de qualquer forma, o que seus olhos veem. Precisam satisfazer os olhos da cobiça, passando por cima de toda e qualquer ética, moral e decência, apenas para ter o que seu coração ambicioso deseja. Almeja o que está nas mãos do próximo, muitas vezes com o argumento fútil: "eu também sou filho de Deus!" Não são filhos de Deus, são criaturas de Deus, que negam os ensinos que o Pai lhes deu, pois os verdadeiros Filhos de Deus, estão satisfeitos com a herança que Ele deu, seja ela de que tamanho for. O seu coração cobiça a cada dia mais, pois sempre são guiados por olhos ambiciosos e perversos, que os leva para longe da verdadeira satisfação dos que estão sob a influência da graça divina. Ser mau é optar, deliberadamente, pelo afastamento dos planos de Deus, para viver dos seus próprios. Ser mau é invejar o que outro tem, porque seu sentimento não é de construir a sua própria satisfação, mas a de tomar deliberadamente, as bênçãos do outro. É um sentimento que tem como ponto inicial a sua revolta contra o Senhor: "Por que ele tem e eu não, será que Deus não pode me abençoar também?" Jesus nos advertiu desta prática que toma o nosso coração e nos faz caminhar para longe dos planos do Pai: "não andeis ansiosos pela sua vida, Deus sabe de cada uma de suas necessidades e as suprirá na medida de sua justiça". Creia e verás!

Oração: Senhor amado, perdoa-nos quando tantas vezes nos deixamos levar pelos olhos da nossa cobiça e ambição. Perdoa-nos quando, descontentes com a nossa própria condição, buscamos de forma irresponsável e completamente fora de teus planos, construir a nossa própria felicidade. Ajuda-nos com a nossa maldade, dando-nos a bondade e o domínio próprio que vem de teu Espírito. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti