sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 15/10/2013

Aprendendo em Meio as Aflições

Texto Bíblico: Jó 21.7-9: "Por que será que os maus continuam vivos? Por que chegam ricos à velhice? Eles têm filhos e netos e vivem para vê-los bem crescidos ao seu redor. Nada ameaça a segurança dos seus lares, e Deus não os castiga".

Reflexão: A argumentação de Jó se contrapõe a tese da retribuição que seus amigos tentam levantar, de que Deus abençoa o justo com bênçãos e prosperidade e os maus com miséria e sofrimento. Esta tese pode ser destruída apenas olhando ao nosso redor. Alguns destes maus são corruptos, vivem metidos em toda espécie de imoralidade, tornam-se ricos e poderosos, enquanto aqueles outros, que tentam levar a vida dignamente, com justiça e honestidade, vivem modestamente, justamente por causa desta justiça e honestidade que pregam em suas vidas. Ou seja, no mundo real esta tese da retribuição não funciona e, por isso, precisamos encontrar outra explicação para o sofrimento que possa ser convincente. Apesar da tese da retribuição poder ser aplicada em outras situações, nesta questão específica, ela não pode ser considerada como resposta efetiva. Todos nós temos passado por algum tipo de sofrimento, dor e/ou tristeza. Tentamos removê-las rapidamente de forma que possamos viver sem o incômodo destes sentimentos a nos tirar a tranquilidade. Porém, o fato de passarmos por estas situações, necessariamente, não é explicação para afirmar que somos maus e elas são consequências desta maldade. Algumas destas situações são colheitas de nossa semeadura de vida, porém, outras, são inerentes à nossa própria condição de seres humanos, que vivemos num mundo cheio de pecado e maldade. Precisamos compreender que nem sempre os problemas de nossa vida são consequências da ação de satanás, como algumas Igrejas deixam entender, embora que não descarte algumas intervenções dele. Precisamos, porém, compreender como Deus se revela a nós em meio a estas situações, pois só assim poderemos desfazer conceitos errados de nossa doutrina e contemplar o Senhor face a face. Jesus nos alertou que no mundo teríamos aflições, mas que Ele venceu o mundo e que nós venceríamos também, se como Ele tivéssemos um bom ânimo e cumpríssemos a missão que o Pai nos confiou. 

Oração: Senhor querido, ajuda-nos a compreender a forma da tua revelação em meio às nossas dificuldades do dia a dia. Que Tua face seja resplandecida em nós, para que alcancemos a paz que tanto ansiamos. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti