sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 04/10/2013

Amando a Deus Incondicionalmente

Texto Bíblico: Jó 10.10-14: “Tu fizeste com que o meu pai e a minha mãe me gerassem, que me dessem a vida. Formaste o meu corpo de ossos e nervos e os cobriste com carne e pele. Tu me deste vida e me deste amor, e os teus cuidados me conservam vivo. Mas agora sei que no teu coração tinhas este plano secreto: tu querias ver se eu ia pecar para depois me negares o teu perdão”.

Reflexão: O argumento de Jó parte de uma perspectiva bastante complicada de entender. O Deus que nos criou com tanto carinho e cuidado, que pensou em todos os detalhes para compor cada parte de nossa vida. Ele cuida de todos os dias da nossa existência, suprindo cada uma das nossas necessidades emocionais, espirituais e materiais, mas que em seu coração brota um plano de destruição tão grande, que chega ao ponto de negar o seu perdão. Acreditar neste argumento seria o mesmo que aceitar a ideia de que Deus era um ser mesquinho, vingativo e, principalmente, que nunca nos perdoaria por nossos erros. Ao acreditar nesta argumentação, estaríamos negando toda a vida e ministério de Jesus. O plano de Deus em enviar Jesus ao mundo estaria completamente fora de propósito. A Palavra do Senhor nos diz que Ele amou tanto o mundo, que enviou seu Filho único para que pudesse nos perdoar de nossos pecados. Jesus é a revelação de Deus ao mundo, a essência da sua vontade, a expressão real do seu amor. Não podemos acreditar que os sofrimentos e as aflições que nos alcançam são fruto de um plano divino para ver se nós O negamos quando passamos por eles. Nem podemos entender que as bênçãos que recebemos são merecimentos com os quais Ele nos agracia. Deus não abençoa por merecimentos e nem castiga por vingança. A sua justiça não muda e ela parte do mesmo princípio, Deus é amor e tem prazer em abençoar seus filhos. O fato é que não podemos computar as bênçãos que recebemos, em nossa conta de merecimentos, e nem os sofrimentos como consequência de uma vida pecaminosa. O pano de fundo desta questão do sofrimento que Jó passou é a capacidade do homem amar, adorar e de buscar ao Senhor sem que exista nenhuma expectativa de recompensa. No dia em que buscarmos a Deus pelo que Ele é, e não pelo que queremos d’Ele, conseguiremos amá-lo em todos os momentos.

Oração: Senhor amado, perdoa-nos quando, por nossa ignorância, não entendemos as nossas situações de vida. Dá-nos sabedoria para compreendê-los e esperar com mansidão e domínio próprio pela manifestação de tua graça em nossa vida. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti