terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 30/09/2013

Nossa Missão: Comunhão com o Próximo!

Texto Bíblico: Jó 6.13-15: “Não sou capaz de me ajudar a mim mesmo, e não há ninguém que me socorra. Uma pessoa desesperada merece a compaixão dos seus amigos, mesmo que tenha deixado de temer ao Deus Todo-Poderoso. Mas eu não pude contar com vocês, meus amigos, que me desapontaram como um riacho que seca no verão”.

Reflexão: Alguma vez você já se sentiu impotente diante das situações da vida? Nestes momentos, sentiu-se abandonado, pois não havia nenhum dos seus amigos para socorrê-lo? Creio, que todos nós responderíamos sim a estas questões. Todos nós já passamos por momentos de grandes dificuldades, onde a solidão e/ou a ausência de conforto por parte de nossos amigos nos marcaram. Jó reclamou aos seus amigos por sua ausência e/ou a completa falta de sensibilidade com a sua dor. Outras vezes, mesmo rodeados de amigos e familiares, somos tomados por uma sensação de solidão que nos faz sentir sem consolo e comunhão. Num mundo individualista como o nosso, este sentimento parece ser ambíguo diante da realidade das coisas. Observamos que a maioria das pessoas está tendo dificuldade para viver em comunhão com as outras: famílias diminuíram; o número de casais sem filhos aumentou e é cada dia mais frequente ouvir pessoas afirmarem que vivem melhor quando estão sozinhas. Enquanto tentamos sobreviver num mundo individualista e sem compromisso com o próximo, relembro e penso na constatação de Deus: “não é bom que o homem esteja só”! Creio que o homem não foi feito para viver isolado, sozinho e, principalmente, longe da comunhão com Deus e com seus filhos. Não consigo enxergar nenhuma vantagem numa vida solitária. As palavras de Jó revelam a profunda angústia que existe ao sentir-se abandonado por seus amigos, mesmo quando presentes fisicamente, mesmo quando tentam, em vão, nos dar apoio nas horas difíceis. Como um riacho seco que não produz nenhum bem, é a vida daquele que não preza a amizade, o companheirismo e o compartilhar de uma intimidade com seu próximo. Não conseguem viver verdadeiramente, pois a plenitude da vida só se alcança, quando estamos em comunhão com o nosso próximo. A missão que nos foi confiada neste mundo passa pelo exercício da comunhão, da paz e da reconciliação do mundo com seu Criador.  Deus é um ser comunitário, pois se expressa ao mundo através da Trindade, que é o exemplo maior da comunhão perfeita. Que sejamos amigos, companheiros, consoladores, reconciliadores do Senhor neste mundo, para que todos reconheçam a face d’Ele através de nossas vidas.

Oração: Senhor amado, perdoa-nos quando movidos por nosso próprio egocentrismo negamos aos nossos amigos e familiares o compartilhar da nossa vida. Perdoa-nos quando tantas vezes, visamos apenas os nossos próprios interesses e não permitimos que eles partilhassem da nossa vida. E oramos para que nos ensine a amá-los como nos amamos. É que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti