quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 03/10/2013

A Graça Responde as Nossas Aflições

Texto Bíblico: Jó 9.14-16: “Quem sou eu, então, para responder a Deus? Onde vou achar palavras para discutir com ele? Ainda que eu tivesse razão, eu não responderia. Ele é o meu juiz; só posso pedir misericórdia. Ainda que eu o chamasse ao tribunal, e ele se apresentasse, não acredito que ouviria o meu caso”.

Reflexão: O grande problema de Jó está no conflito que ele mesmo enfrenta: também acreditava na tese da retribuição. Por isso, a sua insistência em entrar em discussão com Deus e fazê-lo enxergar a sua inocência. Queria mostrar a sua retidão nos tempos de prosperidade, quando dava o dizimo de tudo e também o fazia para os seus filhos, como oferta pelo pecados que eles possivelmente tivessem cometido. Porém, esta atitude, mostra claramente que ele também é adepto da teoria da retribuição, mas que neste novo momento de sua vida, não traz as respostas que ele precisa. Jó, como muitos de nós, acreditava numa relação de causa e efeito, onde nossos atos para com Deus são recebidos e transformados em bênçãos ou não, dependendo do que façamos. Como Jó, precisamos de respostas para nossos momentos de sofrimento. Precisamos contender com Deus para provar a Ele que somos inocentes e não merecemos o seus “castigos”. A teoria de Jó, como a de muitas pessoas, é de que Deus pune o ímpio e abençoa o justo. Por isso, pagamos promessas, damos dízimos, ofertas, fazemos caridades, tudo para que Ele, reconhecendo a nossa “bondade”, nos abençoe com sua misericórdia. O grande problema deste tipo de espiritualidade, é o entendimento equivocado de que Deus não passa de um balconista do bazar dos céus e para cada ato bondoso de nossa parte, Ele retribui com suas bênçãos. Porém, não há como explicar o sofrimento humano apenas por uma relação causa e efeito. É uma situação muito mais complexa do que se pode imaginar, por mais sensata que ela possa parecer. São em momentos como estes que descobrimos, para nossa infelicidade, que somos extremamente limitados em nossa compreensão e de como arrogantes e pretensiosos somos em tentar descobrir os mistérios da vida humana, a partir de nossa própria capacidade de entendimento. Entretanto, estes mesmos momentos nos ensinam que precisamos de Deus para compreendê-los e, mais do que isso, carecemos da sua graça, pois só através dela poderemos vencer as aflições que o mundo.

Oração: Senhor querido, perdoa-nos a arrogância de tentar compreender os desígnios da vida pro nossa própria conta. Ajuda-nos a encontrar o conhecimento e a sabedoria para produzir conceitos corretos da sua vontade para nossa vida, segundo a tua vontade. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti