terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 05/10/2013

A Integridade da Nossa Espiritualidade

Texto Bíblico: Jó 11.4-7: “Você diz que o seu modo de pensar está certo e afirma que é inocente diante de Deus. Eu gostaria que Deus falasse e lhe desse uma resposta! Ele lhe ensinaria os segredos da sabedoria, pois há mistérios na explicação das coisas. Assim, você veria que Deus o está castigando menos do que você merece. Você pensa que pode descobrir os segredos de Deus e conhecer completamente o Todo-Poderoso?”.

Reflexão: Se existe algo que compromete a espiritualidade cristã é a capacidade humana de limitar os segredos de Deus as nossas experiências humanas com o divino. Temos limitações claras e não podemos tentar entender os mistérios de Deus através da nossa própria sabedoria das coisas. As nossas questões da alma não podem ser respondidas com a lógica humana, pois não conseguimos penetrar no mistério de Deus e conhecê-lo completamente para poder respondê-las. Os amigos de Jó discordam de sua retórica, porque ela parte do princípio de uma alegada inocência diante de Deus. Como um ser tão insignificante pode se achar inocente diante de Deus? Era a questão de seus amigos. Porém, não podemos entender o sofrimento de nossa vida como apenas resultado de uma experiência de causa e efeito. Estes mistérios de Deus nos levam a observar atentamente a teologia que conhecemos, pois ela parte de um principio limitado, pois tudo que conhecemos de Deus é apenas o que Ele quis revelar, permanecendo insondável aos corações humanos alguns dos mistérios da vida, que Ele reservou a sua própria vontade. Por conta deste limitado conhecimento os homens buscam sem cessar encontrar as respostas para estes mistérios, tentando compreender os segredos de Deus e conhecê-lo completamente. Quando vejo a maioria das igrejas cristãs pregando uma teologia baseada na retribuição, desconfio da motivação espirituais delas e vejo que eles têm muito que aprender sobre a graça de Deus. Precisamos buscar motivações corretas para nossa espiritualidade e encontrar uma teologia consistente que nos leve a ter um relacionamento com Deus correto, onde o motivo deste relacionamento é a nossa integridade e amizade com o Todo Poderoso. Um relacionamento que independe de nossas necessidades e se importa muito mais com a comunhão que temos com Ele. Assim, poderemos viver para recebermos a glória e o amor da sua parte.

Oração: Senhor, tantas vezes temos uma limitada compreensão do teu agir e mesmo assim queremos afirmar que te conhecemos. Dá-nos a clareza do teu conhecimento, para podermos compreender a tua manifestação em nossa vida. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti