quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 02/10/2013

A Graça de Deus: O Consolo no Sofrimento

Texto Bíblico: Jó 8.1-5: “Então Bildade, da região de Sua, em resposta disse: Até quando você, Jó, vai falar assim? Até quando as suas palavras serão como um vento forte? Será que Deus torceria a justiça? Será que o Todo-Poderoso faria o que não é direito? Decerto os seus filhos pecaram contra Deus, e ele os castigou como mereciam. Agora volte para Deus e ore ao Todo-Poderoso”.

Reflexão: Os amigos de Jó continuam com a tese de que as dores que ele está sofrendo são frutos dos pecados anteriormente cometidos. Seus filhos morreram porque pecaram e mereciam ser alcançados pela justiça de Deus. É a velha teoria da retribuição de volta, onde o lamento de Jó é recriminado, porque no entendimento de seus amigos, não há desculpa para ele, porque o seu sofrimento é consequência de seus pecados e, portanto, a sua argumentação não procede. Deus não torce a sua justiça e seus desígnios sempre são verdadeiros, porém se Ele agisse a partir de nosso merecimento, estaríamos perdidos, porque, em nossa vida, não há nenhum merecimento que pudesse justificar a graça. Não há como respaldar o sofrimento e as aflições da vida, como fatos que justificam a permissão de Deus por causa de nossos pecados. Somos pecadores sim, carecemos da sua graça sim, porém o entendimento de que o nosso sofrimento é consequência de nossos pecados, não tem como encontrar respaldo na Palavra de Deus. Se isto fosse verdade, não restaria outra interpretação a não ser entender que o Senhor seria um Deus vingativo e que tem prazer no sofrimento de seus filhos. Entretanto, a teoria de Bildade para o sofrimento, revela algo verdadeiro: o Senhor conhece o caminho dos justos e sabe que os ímpios perecerão nos seus. Porém, o seu erro é determinar que Jó, por estar sofrendo, era um ímpio. Ao apelar para tradição humana, ele tenta determinar uma resposta única para o sofrimento e, isso, é um grande equívoco. O sofrimento faz parte da vida humana desde que o pecado entrou no mundo. Passamos a viver afastados do Senhor e, por isso, tivemos que lutar com nossas próprias forças para sermos felizes. De uma coisa ele tem razão, diante do Senhor encontraremos as respostas para os nossos sofrimentos e a sabedoria para enfrentá-los com serenidade. Assim, devemos ter em mente que a graça de Deus em nossa vida é um presente imerecido e os sofrimentos que passamos, é o modo pelo qual o Senhor nos diz que, com Ele, venceremos o mundo como Jesus venceu.

Oração: Senhor amado, dá-nos sabedoria para conhecer as respostas para os problemas de nossa vida, principalmente aqueles que produzem em nós aflições e sofrimentos. Ensina-nos a ter bom ânimo diante destas situações e enxergar sempre a tua bondosa presença ao nosso lado. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti