terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 29/09/2013

No Senhor Enfrentamos as Aflições

Texto Bíblico: Jó 6.1-4: “Então em resposta Jó disse: Ah! Se a minha desgraça e os meus sofrimentos fossem postos numa balança, com certeza pesariam mais do que a areia do mar. E foi por isso que falei com violência. As flechas venenosas do Deus Todo-Poderoso estão fincadas em mim, e o veneno entra na minha alma. Com os seus ataques, Deus me tem enchido de terror”.

Reflexão: Quantas vezes, em nossas lamentações, clamamos ao Senhor com estas mesmas palavras? Quantas vezes, sem compreender o que se passava conosco, como Jó, pedimos a Deus misericórdia e compaixão para conosco? Jó não compreendia a razão do que estava passando e se recusava a aceitar a argumentação de seus amigos, que colocavam a culpa de seus problemas em seus erros e pecados. Muitas vezes, nós também passamos por momentos como este, tentamos encontrar as respostas na lógica que nos parece ser compreensível. Todos nós temos dificuldade para entender as dificuldades de nossas vidas e isto não é privilégio de ninguém. Queremos apenas enxergar as nossas próprias virtudes e, por isso, nunca aceitaremos nenhum sofrimento como algo factível. O sentimento de Jó, muitas vezes são os nossos também, pois nos sentimos como estivéssemos envenenados pelas dores e pelas aflições de nossa vida. Quando a nossa alma está envenenada, nós sofremos de uma forma tão intensa, que as sombras de terror tomam conta dela. Elas chegam a pesar de tal forma, que não conseguimos nos libertar de sua presença, a não ser quando entregamos nas mãos de Deus. O lamento de Jó tem como entendimento a possibilidade do Senhor ter se tornado seu inimigo. Depois de tanta dedicação em sua adoração, esta era uma possibilidade que tornaria sua vida sem nenhum sentido, a ponto de querer a própria morte. Suas palavras eram um clamor de misericórdia, para que Ele pudesse aliviar a sua dor, livrando-o da própria existência. Como Jó, precisamos manter a nossa fé no Senhor, pois só n’Ele está o consolo e o socorro para os dias maus. Seria um tremendo erro acreditar ser possível uma vida sem aflições, mas também seria um erro não colocar as nossas esperanças no único que é a fonte de toda a nossa vida – Jesus Cristo nosso Senhor! Que seja em nós cumprida a promessa do Senhor:Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”.

Oração: Amado Senhor, pedimos perdão pela nossa incapacidade de compreender que as aflições do mundo são inerentes a nossa própria condição de seres humanos. Que o teu Espírito Santo nos dê sabedoria e serenidade suficientes para enfrentar as aflições com os nossos olhos da fé postos em ti. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti