domingo, 1 de setembro de 2013

O Maná do Senhor: 31/08/2013

A Consciência de um Pecador

Texto Bíblico: Lucas 15.11-13: “Continuou: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente”.

Reflexão: Esta é uma das parábolas mais conhecidas de Jesus – A Parábola do Filho Pródigo. Nela, Jesus nos mostra quão incondicional é o amor do Pai por seus filhos. Talvez, poderíamos chamá-la da Parábola do Pai Amoroso. Jesus descreve a história de um homem que recolheu todos os seus bens, mas que se afastou de seu Pai, abandonou a família e viveu irresponsavelmente. Jesus nos mostra qual a intenção de muitos ao achegarem-se a Ele: recolher as bênçãos, mas sem compromisso com Ele e nem com os irmãos, com isso, negam a essência da fé: o amor ao Pai e ao próximo. Porém, nesta condição alienada dos princípios que devem reger a vida, se entregar aos prazeres é uma disposição que nos torna escravos dessas ações de vida. Precisamos rever para que não sintamos o peso da angústia, do desespero e do pecado que este afastamento provoca. Como o filho, devemos tomar consciência da nossa condição e, arrependidos, voltar para casa do Pai. Aqui começa a beleza da parábola, enquanto ele arrependido, anda em direção ao Pai, este, ao vê-lo, misericordioso, corre em sua direção. O Senhor espera pelo despertar da consciência de seus filhos, para que possa abençoá-los com seu amor incondicional. A coragem que o arrependimento produz – “levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai”, alcança no coração do Pai grande regozijo – “Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos”. O Pai nos espera de braços abertos para restaurar a dignidade de filhos de Deus e cear conosco a sua mesa, porque, “estávamos perdidos e fomos achados, mortos e revivemos”. Esta volta envolve arrependimento, coragem e compartilhamento, porque ao voltar para casa, encontraremos vários filhos, que também pródigos, esperam por nossa comunhão. Volte, pois o Pai espera-o de braços abertos!

Oração: Senhor amado, não há palavras que expressem a maravilhosa experiência de estarmos de volta em casa. Conforto, segurança, comunhão são situações que o mundo não nos dá. Por isso Pai, queremos louvar por teu amor por nós, por tua misericórdia com o nosso pecado e, por nos tomar de volta a tua presença. Te agradecemos em nome de Jesus, a verdade que nos fez recobrar a consciência, o caminho que nos trouxe de volta para casa e a vida que agora vivemos. Amém!


Rev. Fred Souto

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti