quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 27/07/2013

Sob a Nuvem de Deus

Texto Bíblico: Êxodos 40.36-37: "Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava".

Reflexão: A marcha dos israelitas no deserto sempre foi determinada pela presença da glória de Deus. Quando a nuvem cobria a tenda da congregação e permanecesse sobre ela, eles deveriam continuar no lugar onde estavam acampados, porém, quando ela se movia, eles se punham em caminhada. É importante notar que mesmo com toda esta manifestação da presença do Senhor em suas vidas, eles, tantas vezes, questionaram a sua providência. Creio que todos nós desejamos que Deus nos dê sinais claros de sua vontade e da sua direção, para que sigamos sempre por seu caminho. Tantas vezes temos orado a Ele para que este caminho seja claro em nossa vida e que não tenhamos dúvidas por onde andar, porque, inúmeras vezes, temos ficado parados, pois não enxergamos a nuvem se mover e, na grande maioria das vezes, nem a enxergamos. Embora careçamos de discernimento para compreender a vontade de Deus, muitas vezes o que nos falta é confiança para crer nas suas palavras, tomá-las como verdade e andar de acordo a com a vontade d'Ele. Hoje, não temos uma nuvem e nem um clarão de fogo para nos guiar durante os nossos dias e noites, por isso, precisamos buscar de Deus a direção, orando ao Espírito Santo, para que possamos ter discernimento e iluminação, a fim de que os nossos caminhos sejam os do Senhor. Continuamos carecendo da presença e da direção do Senhor e, por isso, não devemos medir esforços para buscar a sua direção em todos os momentos de nossa vida. Jesus nos ensina que a permanência n'Ele permite que as suas palavras permaneçam em nós e elas nos fazem viver nos propósitos d'Ele todo o tempo. A glória de Deus habita em seu santuário, que é o nosso corpo. Portanto, precisamos estar sempre em comunhão com seu Espírito Santo para podermos seguir caminhando, tendo sob os nossos pés o seu caminho. Só assim, seremos capazes de discernir o seu caminho e, principalmente, viver a nossa vida na certeza inabalável de que Ele anda conosco, porque os nossos caminhos não envergonham o Senhor.

Oração: Amado Senhor, sabemos que, muitas vezes, temos nos desviado de teus caminhos e andado longe de tua presença. Que o teu Espírito Santo nos ajude a vencer as nossas dúvidas e temores, e nos dê força para que possamos entregar os nossos caminhos em tuas mãos e confiar em tua presença. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti