quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 01/08/2013

Os Sinais do Coração

Texto Bíblico: 1ª Samuel 16.7: "Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração".

Reflexão: Num mundo que dá tanta importância ao visual, à aparência e as formas exteriores de apresentação, as palavras bíblicas de que o Senhor se importa com o coração, tem um efeito transformador em nossas avaliações. Em virtude da nossa capacidade de limitada de conhecimento, o exterior das pessoas sempre será o principal meio de analisarmos e de fazer juízo daqueles que estão ao nosso redor. Entretanto, o Senhor continua a nos indicar o coração como fonte maior do que verdadeiramente importa nas pessoas. Mas se não podemos ver o coração, os sentimentos, a motivação, como poderemos fazer uma avaliação correta? O mundo oriental, de onde aprendemos este princípio, nos informa que do coração brota todo tipo de sentimento e é a fonte maior de nossa vida. Assim, somos levados a construir os ensinos que nos levam a atentar para os sinais que as pessoas emitem. Jesus nos ensina que a boca fala o que o coração está cheio, ou seja, o que expressamos, são a exteriorização dos sentimentos mais profundos. Desta forma, quando somos maus, revela a maldade que habita em nosso coração e quando somos bons, indica que a bondade nos alcançou. Mas mesmo assim, o Senhor não se deixa enganar por nossos corações, pois, segundo o profeta Jeremias, é um órgão enganoso e corrupto. Assim, precisamos estar atentos aos sinais que o coração do nosso próximo envia, pois eles nos revelarão se o que procede dele, abençoará a nossa existência. O apóstolo Tiago afirma que a nossa fé será medida pelas obras, pelos sinais que acompanharão aqueles que creem. Portanto, o discernimento nestes momentos precisa ser o melhor possível, pois somente quando estamos em comunhão com o Espírito Santo, poderemos aprofundar a nossa capacidade de fazer uma análise correta das pessoas. Uma vida cujo coração está entregue ao Senhor, fará com que a nossa boca e as nossas mãos sejam instrumentos de bênçãos na vida daqueles que estão ao nosso lado. Não devemos nos deixar levar pela aparência e nem construir uma ideia precipitada de quem quer que seja, sem que antes observemos os sinais da graça na vida destes irmãos. Que o Senhor nos ensine a ler os sinais que o Espírito Santo nos revela.

Oração: Senhor amado que os nossos olhos aprendam a enxergar os sinais que nos são enviados pelo coração das pessoas que nos relacionamos. Permite que o nosso próprio coração se mantenha firme no caminho e na verdade que tu nos ensinas. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti