sábado, 10 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 10/08/2013

O Caos da Ausência de Deus

Texto Bíblico: Jeremias 2.13: Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”.
Reflexão: Quando Jeremias foi chamado por Deus para ser profeta em Israel ele ainda era uma criança. Mas o Senhor o colocou como profeta no meio do seu povo para poder levá-lo a uma nova condição de comunhão com Deus. Mas aquele era um povo que não queria seguir a vontade do Senhor. Eles se afastaram deliberadamente do seu Deus para viver como queriam. Ao invés de beberem da fonte da água da vida, saíram pela vida a cavar cisternas para poder saciar sua sede. Num país com um baixo índice pluviométrico, a cisterna serve para acumular água da chuva para os momentos de dificuldade com a seca. Mas esta atitude revela a incoerência de sua atitude, pois eles tinham uma fonte ao seu lado a jorrar todo tempo, uma fonte que nunca secaria. Comparando com a nossa vida espiritual, seria buscar uma fonte de água paralisada, estagnada, enquanto ao nosso lado corre um rio de águas caudalosas. Não podemos comparar a qualidade de nossa vida quando estamos ao lado do Senhor, sendo alimentado pelo Espírito Santo, com uma vida longe da sua presença. É como se o caos tivesse tomado conta da nossa vida, porque uma vida que não tem comunhão com o Senhor Jesus, torna-se seca, árida e sem nenhuma capacidade de regar a nossa esperança e produzir vida em abundância. Jesus nos incita a busca-lo com a disposição de encontrar, de provar da sua presença e mais do que isso, de tornar-se como Ele, a sua imagem e a sua semelhança. O erro de Israel foi acreditar que poderia viver longe de Deus e buscar em outros deuses a sua esperança. Terminaram subjugados por outros povos, aprisionados como escravos, vivendo num cativeiro por mais de setenta anos. Não há como viver sem esta comunhão sob pena de transformarmos a nossa vida num terreno árido e sem esperança. Jesus nos chama a beber da água da vida; aquela que Ele nos dá, pois depois de beber dela, jamais teremos sede. Deixemos de lado as cisternas rotas, que não retém água, que não conseguem nos suprir nos momentos de sequidão da nossa alma e que transformam a nossa vida num caos espiritual. Esta deve ser a nossa prioridade, fazer do Senhor Jesus a fonte da nossa vida, para que nunca percamos a comunhão com Ele.
Oração: Senhor amado, perdoa-nos quando nos afastamos deliberadamente de ti para buscar as nossas próprias cisternas e fontes espirituais imaginárias. Ajuda-nos a vencer a nossa própria arrogância e vaidade de achar que podemos viver sem a tua presença. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti