segunda-feira, 15 de julho de 2013

O Maná do Senhor: 15/07/2013

Aprendendo a Servir

Texto Bíblico: Atos 11.22-24: "A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor".

Reflexão: Dentre os lideres da Igreja primitiva, nenhum deles foi tão importante como Barnabé, mas nenhum deles foi tão pouco citado como ele. Não tinha a notoriedade de um Pedro, de um Paulo, de João, mas foi um servo fiel do Senhor. Precisamos observar seu exemplo, porque ele nos traz grandes lições de como deve se portar um servo do Senhor, enquanto realiza a missão que lhe foi confiada. 1º Ele era submisso a missão da Igreja – ele foi enviado a Antioquia para saber como estava sendo conduzida a Igreja que se reunia ali. Observou que a graça de Deus estava com o povo daquela cidade e isto, alegrou o seu coração, e Barnabé os exortou a continuar firmes na obra que havia abraçado. Seu foco era servir, dar e não receber. Quando somos servos autênticos não temos nenhum direito a pedir – apenas servimos, seja onde for. 2º Ele era submisso ao Senhor – sua missão era servi-lo. Por estar sempre focado em sua missão, não se preocupava se seus discípulos tivessem mais notoriedade do que ele. Por exemplo, Paulo, que foi seu discípulo, tornou-se mais conhecido que ele. Entretanto, ele nunca se preocupou com isso, apenas fez a missão que lhe cabia fazer, porque esta era sua vida, sem medos, sem aspirações pessoais, apenas um servo do Senhor Jesus. 3º Ele vivia o que cria – o testemunho que Lucas nos dá de Barnabé, mostra todo seu caráter. Um homem bom: ele tinha o respeito de todos que o conheciam, pois seus atos revelavam os sentimentos de um coração bondoso. Um homem que cuidava daqueles que estavam ao seu lado. Um homem cheio do Espírito Santo: sua adoração, seu serviço, sua vida revelavam de onde partia a sua força e autoridade missionária. Um homem cheio de fé: ele acreditava e vivia para o seu Senhor e para a missão que Ele o havia confiado. Não há outra reflexão a fazer, a não ser nos questionar: nossa vida se parece com a vida de Barnabé? Seriamos servos da Igreja, do Senhor e dos nossos valores como ele foi?

Oração: Querido Senhor, te pedimos perdão, porque tantas vezes temos vivido como se não houvesse em nossa vida um Senhor, uma missão e valores a testemunhar. Ajuda-nos a ser verdadeiros servos teus, discípulos do Senhor, missionários da tua Igreja e testemunhas da tua graça no mundo. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti