sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O Maná do Senhor: 29/10/2013

Frutos do Campo do Senhor

Texto Bíblico: Mateus 13.30: Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro”.

Reflexão: A parábola do joio e do trigo revela que um dos aspectos do Reino é o juízo e que este juízo está reservado a autoridade divina e não ao critério humano. A palavra nos indica que o bem e o mal coexistem de forma clara e igualitária no mundo. Neste mundo está incluída também a Igreja e, também nela, se manifesta esta dicotomia da face do bem e do mal. Na igreja este bem e o mal é conceituado pelos nomes de crentes e incrédulos, respectivamente. Jamais existirá uma Igreja onde só exista o trigo, ou os crentes. Da mesma maneira, sempre existirão os incrédulos, que como Judas viveu entre os discípulos, eles viverão em meio aos crentes. Jesus revela a grande dificuldade para diferenciá-los e mesmo quando notamos vestígios de que alguns não são semeadura do Senhor, entretanto, como Ele mesmo admite, só saberemos no dia da colheita do Senhor. Neste dia, os anjos de Deus, farão a ceifa e separarão o joio do trigo, ou os crentes dos incrédulos. Mas enquanto essa colheita não ocorre, nós não podemos, sob pena de destruirmos alguns crentes, tentar movê-los do campo do Senhor. Se tentarmos fazer esta separação no meio da Igreja, podemos abalar e causar confusão na vida de muitas pessoas. Por isso, Jesus nos exorta a aceitar a disciplina do Senhor em nossa vida, porque ela nos fará ter uma vida de mais excelência. Nossa justiça não tem capacidade de enxergar a diferença entre o joio e o trigo semeados no meio da Igreja. Somente o juízo do Pai será capaz de fazer esta separação, pois o nosso julgamento é incompleto e desprovido de amor, misericórdia e compaixão suficientes para fazê-lo, porque está manchado pela nossa natureza pecaminosa. A parábola do joio e do trigo nos faz refletir em nossas próprias atitudes, nos frutos que estamos produzindo, na maneira como nos apresentamos e como os servos do Senhor Jesus nos enxergam, se aparentamos ser joio ou trigo. Diante de Deus seremos julgados, sob o seu juízo será determinado a nossa eternidade: se seremos tomados como o trigo para o celeiro de Deus, ou como o joio para fogo eterno.

Oração: Querido Senhor colocamos em tua presença e te pedimos que nos tome como semeadura de tuas próprias mãos. Que o teu Espírito Santo nos guie e nos faça viver todos os dias da nossa vida como fruto dos teus campos. Que o teu amor, misericórdia e compaixão nos leve aos teus celeiros. É que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti