domingo, 27 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 27/10/2013

Olhando a Face do Senhor

Texto Bíblico: Jó 42.2-5: "Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas. Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos".

Reflexão: O conhecimento que Jó adquiriu durante o seu sofrimento, o levou a uma reflexão sobre a forma como o Senhor age em meio a sua criação. Descobriu que, apesar de duvidar da capacidade em gerir as tribulações do mundo, Deus é suficientemente sábio para não mudar seus planos apenas para atender as nossas necessidades. Embora nada seja impossível para Ele, prefere conduzir todas as situações conforme os planos de seu coração. Quando, por ignorância, tentamos duvidar da sua sabedoria em conduzir o mundo, Ele nos mostra o quanto é limitada a nossa capacidade para entender a forma como Deus conduz o teatro da vida. Muitas vezes, como Jó, falamos coisas que não compreendemos, sobre situações que não temos a menor condição de entender. Tentamos parecer sábios, tornamo-nos loucos. Não devemos duvidar da capacidade de Deus em agir conforme o que é certo e o que é bom para todos nós. Muitas vezes, limitados pelo que conhecemos, ou pelas coisas que vemos, tentamos inferir, questionar e, principalmente, duvidar da sua bondade e amor para conosco, influenciados pelos sofrimentos que ocorrem no mundo e até em nossas próprias vidas. Como os personagens do livro de Jó, limitamos a nossa vida a uma sucessão de causas e efeitos, afirmando que a maldade existente no mundo é fruto da não intervenção de Deus nele. Acreditamos que Ele nos deixou sozinhos neste mundo para sofrer. Porém, quando, o Senhor se apresenta a nós, sob qualquer forma, em qualquer tempo, podemos então enxergar a sua bondade de forma clara, e, como Jó, os nossos olhos podem provar de sua maravilhosa grandeza. Reconhecemos seus atos misericordiosos e bondosos, passando a enxergá-lo claramente nas coisas que foram criadas e até em nossa própria vida e neste momento, rendemos graças por seu amor.

Oração: Senhor, a nossa capacidade de pensar nos dá liberdade para refletir sobre as situações de nossa vida. Acreditamos, equivocadamente, que podemos dirigir sozinhos nossos passos e os atos do dia a dia. Assim, nos afastamos de teus caminhos e dos teus planos. Dá-nos Senhor discernimento para pôr nossas vidas em tuas bondosas mãos e confiar em teus caminhos. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Rev. Fred Souto

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti