domingo, 25 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 25/08/2013

É Necessário Um Novo Nascimento

Texto Bíblico: João 3.1-3: “E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus".

Reflexão: Milhares de pessoas enchem os templos todos os domingos no intuito de receber de Deus a resposta que Nicodemos teve de Jesus: "Filho, você precisa nascer de novo"! Apesar de irem a Jesus através de seu povo reunido, muitas pessoas ainda não tiveram em suas vidas esta experiência maravilhosa do nascer do alto, ser transformado pelo poder do Espírito Santo. Chegam a Deus com a mente do jovem rico, que ainda acreditava que o cumprimento da lei poderia fazê-lo alcançar a vida eterna: "tenho cumprido os mandamentos desde a minha mocidade". Não será pelas nossas obras que o Senhor abrirá as portas dos céus para nós. Ele nos criou do pó da terra e nos recriará da água e do Espírito. Se acreditarmos que podemos ajudar Deus neste ato, minimizaremos a atuação d'Ele no processo de regeneração espiritual que Jesus nos propõe. Da mesma forma como não podemos participar da nossa criação corporal, também não há como participarmos da nossa recriação espiritual. Esta é uma obra divina, que requer a restauração a partir Jesus, pois Ele é a prova do amor do Pai para conosco. Ele é o caminho que nos leva a um novo nascimento, a verdade que nos liberta das mentiras e dos enganos que antes vivíamos. O novo nascimento não cabe a nós, é obra da graça de Deus em nossa vida e sem nenhuma participação nossa, pois se assim fosse, seriamos deus junto com Ele. Assim, a nossa atitude ante a Jesus deve ser de ações de graças, entregar a nossa vida nas mãos do Senhor, permitir que o Espirito Santo transforme nosso caráter e nos regenere para uma nova vida n'Ele. Tanto para o fariseu Nicodemos, quanto para nós hoje, receber uma dadiva do Pai sem nenhum merecimento, sem ter nenhuma participação neste ato, é algo incompreensível aos olhos humanos e só podemos crer se tivermos fé para crer na bondade e na misericórdia de Deus a nosso favor. Jesus nos indica o caminho - é necessário um novo nascimento! E Nós, já passamos por esta experiência?

Oração: Senhor Amado, ajuda-nos a nascer de novo para que possamos provar de todas as bênçãos inerentes a uma vida de graça. Que sejamos recriados por ti através da água e do Espiríto Santo, de maneira que vivamos sob a justiça proveniente da nossa fé que nos faz um contigo em Cristo. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti