segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 26/08/2013

Uma Árvore Frutífera

Texto Bíblico: Lucas 13.6-9: “Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la”.

Reflexão: Para que serve uma arvore frutífera se ela não produz frutos? O propósito de uma figueira é produzir frutos, folhas e galhos não servem como substitutos dos figos. Para que serve uma vida que não produz frutos? Da mesma forma que figueira, só cumpriremos o objetivo para qual fomos criados, se estivermos inseridos nos planos de Deus para nós. Enquanto estivermos juntando folhas (aparências), estaremos indo em direção contrária do que o Senhor preparou para nós. Os frutos são símbolos do desenvolvimento da nossa alma, de nossa maturidade espiritual e da construção do nosso caráter em Cristo. O fato de uma pessoa não produzir frutos, revela a incapacidade de aceitar a Palavra de Deus como algo verdadeiro em sua vida. Jesus sabia que seríamos todos conhecidos pelos frutos, por isso, toda árvore que não produz fruto deve ser cortada e lançada ao fogo. A nossa vida deve ser um exemplo de uma árvore frutífera que possa produzir a cem, a sessenta ou a trinta por um. Não há como fugir do propósito de vida que Deus preparou para nós. Porque, enquanto isso não ocorrer, marcaremos passo até encontrar o verdadeiro sentido de nossa vida, que está no conhecimento do único e verdadeiro Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Não podemos produzir frutos dignos se não estivermos inseridos numa vida com Cristo, da mesma forma como não podemos ver figos se não estiver inserido numa figueira. Nenhuma árvore que está inserida nos campos do Senhor pode ser totalmente infrutífera, porque todo aquele que pertence ao Senhor produzirá frutos. Ao permanecermos nos seus campos, receberemos os nutrientes que fluem livremente para as nossas raízes, fazendo com que sejamos árvores frutíferas que dão frutos abundantemente. Porque se não dermos frutos para que serviremos?

Oração: Senhor querido, ajuda-nos absorvermos os nutrientes necessários que vem da tua Palavra para que possamos produzir frutos em abundância. Perdoa-nos quando mesmo parecendo ter saúde espiritual, não produzimos frutos que deveríamos produzir, por causa da nossa incoerência e incredulidade de vida. Que teu Espírito Santo possa nos conduzir pela tua verdade. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!


Rev. Fred Souto

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti