terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Maná do Senhor: 20/08/2013

A Fidelidade ao que Cremos

Texto Bíblico: Josué 1.8: Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

Reflexão: O ensino acima foi fundamental para vida de Josué e se aplica a nossa vida hoje da mesma forma que se aplicou a dele e o conduziu na esperança de tomar posse da promessa que o Senhor o fez: chegar à terra de Canaã. Dos que saíram da escravidão do Egito, apenas Josué e Calebe conseguiram chegar, porque em todos os momentos daqueles quarenta anos de caminhada pelo deserto, nunca perderam a fé e/ou deixaram de viver pela vontade de Deus. O caminho deles, apesar de árduo, sofrido pelas batalhas que travaram, pela perda dos amigos e familiares que ficaram pelo caminho, foi próspero e bem sucedido. Josué foi escolhido pessoalmente por Deus para ser o sucessor de Moisés. A palavra de Deus a Josué foi de confiança e segurança para que ele se mantivesse fiel a sua esperança, a fim de conquistar as promessas do Senhor. Esta exortação serve para nós hoje na mesma medida que serviu a Josué, pois estabelece entre nós e Deus, a aliança que será consolidada com as bênçãos das suas promessas em nossa vida. Ninguém fala do que não aprendeu, nem daquilo que não meditou. Portanto, a nossa boca deve comunicar aquilo que o nosso coração está cheio, para que alcancemos as promessas do Senhor. Entretanto, para que concretizemos estas promessas, precisamos encher o nosso coração com as palavras do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Num mundo que anseia por prosperidade, sucesso e em ser bem sucedido, nada mais atraente do que estas palavras, pois elas suprem o anseio que aflora dos recantos mais escondidos do nosso ser. Não podemos crer que as promessas do Senhor sejam apenas regras para uma vida de sucesso, pois elas são princípios que tornam nossas atitudes corretas e íntegras pela justiça, verdade e amor que brota do nosso ser. O Livro da Lei de Deus estabelece a vontade boa, perfeita e agradável para nossa existência, que produz uma vida nova, transformada e renovada e que nos conduz pelo caminho da salvação e mesmo que muitos caiam ao nosso lado, nós não sucumbiremos, porque o Senhor será conosco em todo caminho. Ele é quem nos concede força, alegria, esperança e fé para continuarmos em busca da terra que o Senhor nos prometeu, a nossa Canaã, a Jerusalém Celestial.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a viver a missão que nos conferistes de forma comprometida e fiel. Que os nossos lábios não cessem de proclamar teus ensinos, de maneira que a nossa existência seja para honrar e glorificar a tua vontade. É o que oramos em teu nome. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti