terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Maná do Senhor: 07/10/2013

Aprendendo a Viver Pela Fé

Texto Bíblico: Jó 13.24-28: “Por que te escondes de mim? Por que me tratas como inimigo? Eu sou como a folha levada pelo vento: por que me assustas? Sou como a palha seca: por que me persegues? Tu escreves duras acusações contra mim e queres que eu pague pelos erros da minha mocidade. Prendes os meus pés com correntes, vigias todos os meus passos e examinas os rastos que deixo no caminho. Assim, vou me acabando como madeira bichada, como uma roupa comida pela traça”.

Reflexão: Muitas vezes, temos a sensação de que Deus se esconde de nós. Temos a impressão de que somos tratados como inimigos por Ele, que não merecemos nenhum valor diante d’Ele. Jó experimentou a sensação de abandono, de completo silêncio da parte de Deus. Sentiu na pele o que é viver longe da presença do Senhor, provou de um momento que o deixou com um sentimento de morte a cada dia. Jesus, no Jardim do Getsêmani, sentiu a mesma coisa e esta ausência da presença de Deus, o fez pedir que passasse dele o cálice que iria beber. Este é o sentimento de quem está longe da presença de Deus: de orfandade e solidão. Jó era um homem íntegro, reto e temente a Deus e, certamente, a presença do Senhor era por demais valorizada em sua vida e esta sensação de abandono era algo que ele nunca havia provado. Tereza D’Àvila disse certa vez que: “se Deus trata assim seus amigos, não admira que Ele tenha tão poucos”. Todos nós temos percepções e conceitos de como podemos nos relacionar com o Senhor e de ter uma leitura do que seja uma espiritualidade verdadeira. Porém, precisamos saber estes conceitos e percepções que alimenta a nossa fé, são verdadeiros e que podem nos dar respostas convincentes e nos deem tranquilidade quando experimentarmos nossos momentos de dificuldades. Uma compreensão equivocada de como Deus se relaciona conosco, pode nos trazer sérios problemas para nossa espiritualidade. É um erro tremendo acreditar que Ele nos criou e nos deixou entregues a nossa própria sorte. Não há como sustentar isso por muito tempo, porque teremos que enfrentar argumentos filosóficos e teológicos que nos farão desistir de acreditar em tal suposição. O amor de Deus nos confunde, pois ele se manifesta em todos os momentos de nossa vida, inclusive naqueles onde não enxergamos a sua presença ao nosso lado, serão nestes dias que, provavelmente, Ele estará treinando a nossa fé, pois se permanecermos fiéis, veremos a glória de Deus.

Oração: Senhor querido, dá-nos a certeza de que mesmo quando não enxerguemos o teu rosto; mesmo quando não conseguimos sentir a tua presença, que tenhamos a certeza em nosso coração de que estás ao nosso lado. Que a nossa esperança esteja em nossa fé e nunca naquilo que provamos. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Livros que fazem diiferença

  • As Trevas e o Amanhecer - Charles Swindoll
  • Atravessando Problemas e Encontrando a Deus - Larry Crabb
  • Maravilhosa Graça - Philip Yancey
  • O Caminho do Coração - Ricardo Barbosa
  • O Jesus que Nunca Conheci - Philip Yancey
  • O Maior Privilégio da Vida - DeVerne Fromke
  • Ouça o Espírito, Ouça o Mundo - John Stott
  • Uma Benção Chamada Sexo - Robinson Cavalcanti